Mulheres da Caliper

Compartilhar

mulheres da caliper - perfil comportamental

A Caliper tem o orgulho de ser formada em sua maioria por mulheres competentes e talentosas. Essas mulheres fazem valer as conclusões formadas no estudo “As qualidades que distinguem as mulheres líderes”.

O estudo demonstra através de análises de perfis realizadas com líderes femininas dos Estados Unidos e Reino Unido quatro conclusões sobre o estilo de liderança feminina

  1. As líderes mulheres são mais persuasivas que os seus homólogos masculinos.
  2. Aprendem com a adversidade e persistem com a atitude de “Eu vou te mostrar”.
  3. Um estilo de liderança inclusivo e de construção de equipe de resolução de problemas e tomada de decisão.
  4. As líderes femininas são mais propensas a ignorar as regras e se expor a riscos. 

Neste Dia da Mulher, abrimos essa discussão com nossas consultoras e suas análises você confere agora:

“Concordo que as mulheres são mais competentes que seus pares masculinos porque para chegar em uma posição que ela possa concorrer com os homens, as mulheres precisam estar bem melhor qualificadas. Infelizmente, vemos isso no mercado, em processos de seleção, nas consultorias que realizamos, ainda existe muito a preferência pelo homem no mercado. E quando vemos mulheres que se destacam, o que observamos em seus currículos, é que elas têm muito mais tempo de sala de aula, de estudo e qualificação para conseguirem se destacar no mercado e serem selecionadas para ocupar uma posição que também está sendo concorrida com um homem. Isso infelizmente é uma realidade. De verdade, espero que isso mude para nossas filhas, estamos em um processo de evolução, acho que ainda tem muita coisa para melhorar. Mas estamos vivendo uma geração que está abrindo espaço, estamos lidando com esses preconceitos e desejo que daqui pra frente ainda tenha muita mudança e aprimoramento para sermos respeitadas independente do gênero.”

Alessandra dos Santos Moura, Diretora de Desenvolvimento Organizacional

“Analisando esta pesquisa e o nosso mercado podemos dizer que ainda são muito evidentes as discriminações, nas quais o melhores cargos e salários são ocupados por homens independente da capacidade de um ou do outro. Logo, concordo em partes e discordo em outra área. Talvez o fato da pesquisa demonstrar que as mulheres são mais competentes que seus pares masculinos, se dê pelo fato de que para elas chegarem a esta posição tem que se sobressair em todos os aspectos, pois se forem iguais ou só um pouco melhores, o cargo provavelmente será ocupado por um homem. O que a pesquisa demonstra, até pelo numero de amostras nos cargos de liderança, é que houve um avanço das mulheres no mercado de trabalho de forma consistente e com grande eficiência nas últimas décadas. Não há nichos de mercado onde a mulher não possa chegar e se fazer presente.

As quatro conclusões do estudo americano apontam que as mulheres estão brilhando, assumindo posições e poder em uma nova realidade deste século. Estão saindo das sombras, pois sempre estiveram no mercado de trabalho. Elas consolidam e ocupam espaços com lastro de resultados e eficiência. É um marco e a pesquisa é um divisor de águas ao tabular e analisar a posição feminina e a liderança desta na atualidade com alta qualidade.

Não objetiva assustar os líderes masculinos, mas esclarecer que a liderança feminina existe e está em posição de assumir seu posto. Com visão, amplitude de conhecimento, utilizando todas as ferramentas encontradas à sua disposição, não mede esforços, demonstra eficiência e de forma eficaz traz resultados.

Estas líderes femininas estão ocupando os espaços e abrindo caminho com sua eficiência, cavaram os seus lugares e derrubaram mitos em que a mulher sob pressão ou grandes encargos não dariam conta. Demonstraram e demonstram inteligência tanto emocional como cerebral, tem alta capacidade de se reinventar, encontrar soluções e aplicar com eficiência os seus conhecimentos, onde os riscos calculados são doses usadas para alavancar os resultados positivos.

Pela necessidade de estar sempre comprovando sua capacidade, elas assumem sua posição de líder não só para liderar, mas para melhorar as condições e o ambiente de trabalho. Porém, a luta ainda continua na conquista do seu espaço.”

Heidy Ruth de Oliveira, Gerente de Desenvolvimento Organizacional

“Concordo que líderes mulheres são mais persuasivas que os homens, mas também acho que elas sentem mais as rejeições, parecem mais sensíveis, mas aprendem melhor com erros (flexibilidade) e evidenciam a atitude de usar a adversidade como mola propulsora de melhoria de desempenho. As líderes mulheres evidenciam características de relacionamento interpessoal mais evidentes, entretanto, tanto homens quanto mulheres são mais propensos a ousadia e a questionar diretrizes. Mulheres de forma um pouco mais destacada.”

Brunna Veiga, Consultora de Desenvolvimento Organizacional Sênior

“Todas as características de destaque apresentadas (persuasão, resiliência, capacidade de incluir e ouvir o outro, exposição a riscos) são destaque também em empreendedores e profissionais da área de vendas bem sucedidos. Profissionais dessas áreas, assim como líderes, precisam saber manter bons relacionamentos interpessoais e estão sempre vendendo a sua imagem (e tudo que se associa a ela) enquanto vendem os produtos e serviços de sua empresa. Com exceção da precisão e da persuasão, os resultados do perfil dos líderes homens bem sucedidos não diferente muito do resultados das mulheres. O destaque é que os resultados das mulheres apontam para um perfil de liderança mais forte do que o masculino, o que é natural, se pensamos que historicamente as mulheres tiveram que superar mais barreiras para crescer profissionalmente do que os homens. Uma mulher tem que ser muito acima da média de seus pares para conseguir assumir uma posição de liderança.”

Lígia Lunardi, Consultora de Novos Negócios e Desenvolvimento Organizacional

“Essas conclusões, confirmam as habilidades que nos destacam e que refletem nossas conquistas. Muito interessante também porque os perfis das mulheres foram muito parecidos e fortes, mesmo em diferentes países. Traz evidências de que as mulheres têm personalidade distinta e forças motivacionais para a liderança. Mesmo que ainda estejamos longe de um equilíbrio com os homens em relação a igualdade de carreira, política, econômica ou na vida pessoal, essas forças destacadas nos perfis são nossos diferenciais para conviver e seguir com nossos desafios.”

Eliciana Carvalho, Consultora Associada

Quer saber como a Caliper pode ajudar a encontrar mulheres poderosas para sua equipe? Preencha  formulário abaixo.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?