Marketing Pessoal para o sucesso profissional

Compartilhar

Marketing Pessoal para o sucesso profissional
O Marketing Pessoal pode ser um grande aliado na alavancagem de sua carreira. O peso do sucesso no ambiente corporativo, abre a possibilidade de várias técnicas que tragam prosperidade profissional.
Mas esqueça o lado pejorativo do marketing e da autopromoção. Técnicas que são usadas por muitas empresas também podem ser aplicadas no perfil profissional de forma sólida.
Todo projeto de marketing inicia com uma análise do cenário, fazer um SWOT irá ajudar a levantar informações para definição das estratégias. O termo SWOT é uma sigla em inglês para o acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Esta técnica vem sendo usada há mais de 60 anos para analisar posições estratégicas dentro de grandes e pequenas empresas.
Para o Marketing Pessoal, mergulhe na autoanálise e liste:

  • Pontos fortes: aquilo no que o profissional é bom, que ele gosta de fazer e que é reconhecido pela entrega.
  • Pontos fracos: o que está deixando a desejar, onde poderia melhorar, ações que não executa bem ou que são muito penosas ao profissional.

Agora partimos para análise do ambiente de trabalho:

  • Oportunidades: o que está acontecendo dentro da empresa que o profissional possa unir aos seus pontos fortes para criar uma vantagem.
  • Ameaças: o que pode acontecer na empresa que ameace a carreira do profissional.

Neste momento de levantamento de informações, podemos pensar em comprometimento e pontualidade ou, até mesmo, habilidades com softwares. Seja abrangente. Avalie ações, modo de trabalho, experiências profissionais, dedicação ao estudo e reciclagem de informações, estilo de comunicação, sociabilidade, conhecimentos externos, estilo de vida… Não esqueça do momento do mercado, como a empresa está se comportando, novas demandas que tem surgido, possibilidades de promoção ou demissão.
Uma vez que esses dados estejam levantados será possível traçar um mapa de como o Marketing Pessoal será útil na carreira. Pode-se chegar à conclusão da necessidade de uma pós-graduação, de uma vestimenta mais adequada ou de uma postura conciliadora. O importante é que o profissional esteja aberto e disposto à essa mudança.
Outra ferramenta que pode auxiliar no levantamento de informações é a avaliação de personalidade. Com o Perfil Caliper, através de um teste com 98 questões, é possível descobrir os pontos fortes e a desenvolver da personalidade do profissional. É uma ferramenta precisa e ideal para profissionais que tenham dificuldade com sua autoanálise. O profissional ainda pode contar com um feedback direto de um Consultor Caliper para trazer informações extras do relatório.
____________________________________
Procurando ferramentas para análise de potencial para você ou sua equipe? Quer estender essa análise aos processos de seleção, promoção e desenvolvimento da sua empresa? Deseja identificar seus funcionários de alto potencial que poderiam se transformar em futuros líderes? A Caliper tem as respostas! Entre em contato preenchendo os dados abaixo.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?