Como acompanhar e assegurar o desenvolvimento de seus líderes

Compartilhar

Com toda a competitividade do mercado, o foco nos resultados e o desafio da administração do tempo para a gestão de negócios e de pessoas, existe atualmente um grande desafio para as empresas em como acompanhar e prover o desenvolvimento dos líderes na organização. Qual a melhor prática para apoiar a garantia de sucesso nos resultados?

Mais do que sorte ou coincidência, o sucesso das organizações é resultado de um bom planejamento. Para elaborar um plano de desenvolvimento de liderança, é necessário avaliar a estratégia de negócio e entender quais os desafios que os líderes de sua organização encontrarão na empresa e no mercado de atuação. Depois disso, é importante compreender quais são os seus recursos atuais na liderança que atendem a estas expectativas de negócio. Para isso, as empresas adotam a estratégia de avaliar o potencial e o desempenho das lideranças, tendo em vista identificar os gaps para o alcance de resultados e assim estruturar planos de desenvolvimento de liderança.

A prática de avaliação de potencial e de avaliação de desempenho torna-se estratégica por colaborar com a empresa e com o profissional no processo de diagnóstico das necessidades de desenvolvimento e de autoconhecimento.

Na implementação de um projeto de avaliação de desempenho 360º, onde o avaliado tem feedback do seu desempenho sob as perspectivas de vários grupos de profissionais – líder, subordinados, pares e/ou clientes, além de sua autoavaliação – a empresa oferece um presente ao líder avaliado, onde ele tem como resultados informações e elogios de seu desempenho e as principais sugestões para o aprimoramento profissional.

Outro benefício de um projeto de avaliação de desempenho está voltado à empresa, que poderá planejar programas de treinamentos e envolver profissionais que realmente tenham a necessidade de trabalhar determinadas competências. Por exemplo, a empresa poderá programar um treinamento de trabalho em equipe e convidar apenas os líderes que têm esta competência como meta de desenvolvimento. Não se faz necessário incluir neste treinamento líderes que foram bem avaliados nesta competência. Desta forma, otimiza-se custos da empresa e o tempo da liderança.

Embora a prática da avaliação de desempenho 360º seja importante e tanto a empresa como os profissionais avaliados percebam o diferencial diante dos resultados da avaliação, vale citar alguns cuidados importantes para a implementação de um projeto 360º na sua empresa:

  1. Qual é a cultura de avaliação de desempenho na sua empresa? É importante avaliar o contexto, para saber a melhor forma de implementar um projeto de avaliação de desempenho. Se esta cultura não existe, sugere-se iniciar com a avaliação de desempenho tradicional, onde o líder avalia o profissional e insere a autoavaliação.
  2. É extremamente importante programar o processo de sensibilização a todos os envolvidos. Uma das melhores práticas é a condução de uma palestra de sensibilização, onde se apresenta o objetivo do projeto, etapas, cronograma, papel de cada um nos processos com foco na importância do sigilo e confidencialidade. Esta prática é diferencial para o alinhamento de conceitos, objetivos e expectativas.
  3. Para garantir a confidencialidade das informações e imparcialidade nas análises de resultados, as empresas buscam parceria com consultorias especializadas e com know-how técnico e experiência na condução deste tipo de projeto.
  4. Estabeleça uma boa maneira de compartilhar resultados com o avaliado. A melhor forma é oferecer um feedback para cada líder avaliado, apresentando os pontos fortes, as oportunidades de desenvolvimento e apoiando a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Individual.
  5. Esteja preparado para os próximos passos. Não basta a realização de um diagnóstico, é importante planejar o desenvolvimento da liderança, tanto no individual, com mentoring ou coaching, como também com programas de treinamento de liderança.
  6. Considere no seu projeto a Avaliação de Potencial. Este é o diferencial da Caliper nos projetos de Avaliação 360º, onde é possível identificar os motivadores individuais, estilos de liderança e necessidades de aprimoramento. No geral, com a Avaliação de Potencial, conseguimos entender os motivos de destaques ou oportunidades de aprimoramento de cada líder.

Sem dúvida, além de avaliar o perfil de sua liderança, realizando um diagnóstico adequado, você trabalhará para assegurar o desenvolvimento de seus líderes e a retenção de talentos. Acreditamos que ao desenvolver pessoas e proporcionar desafios estruturados, conseguimos a motivação da equipe e o sucesso nas organizações.

* Alessandra de Santos Moura é Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Caliper.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?