Programa de Desenvolvimento Individual

Compartilhar

Sempre é um tempo propício para se fazer planos ou refazê-los. A consultora e psicóloga Heidy Ruth Oliveira responde algumas questões importantes sobre como montar um Programa de Desenvolvimento Individual.

1. Como iniciar um Programa de Desenvolvimento Individual?

Para iniciar um Programa de Desenvolvimento Individual, eu recomendo seguir alguns passos:
1- Conheça a si mesmo, seus motivadores, potenciais e áreas críticas que merecem atenção para aprimoramento.
2- Saiba o foco que você quer dar para sua carreira, quais são suas aspirações, objetivos e metas.
3- Faça uma autoanálise com os gaps entre as suas aspirações e seu potencial com o seu desempenho atual.
4- Monte um plano de desenvolvimento de curto, médio e longo prazo.

2. Quais são os pontos críticos e/ou de atenção que devem ser observados ao traçar um Programa de Desenvolvimento Individual?

Ao traçar um plano de desenvolvimento, sempre estabeleça metas claras com indicadores e prazos. Também decida de que forma acompanhará e medirá a evolução do plano.
É muito importante definir metas realizáveis e mensuráveis. Jamais estabeleça metas muito fáceis ou mesmo inatingíveis. No primeiro caso, falta o desafio para o desenvolvimento pessoal ou profissional. No segundo, a meta torna-se um peso. Em ambas as situações, o processo se torna desestimulante e favorece a desistência.
Outro ponto crítico que contribui para o cancelamento do plano é o surgimento de imprevistos. Quando eles ocorrerem afetando o alcance parcial ou total da meta, reavalie e a refaça, mantendo sempre o foco nas suas aspirações.

3. Que recursos podem ser utilizados em um Programa de Desenvolvimento Individual?

Várias ferramentas podem ser usadas em um Programa de Desenvolvimento Individual, como ferramentas para avaliar seu potencial ou avaliação 360º. Você também pode buscar feedbacks sobre o seu desempenho atual com parceiros, colaboradores e gestores. Compartilhe com o seu gestor suas perspectivas de carreira. Outra boa sugestão é buscar suporte através de um coach que irá lhe ajudar a definir e operacionalizar um programa de desenvolvimento mais personalizado.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?