A importância do Assessment em Hunting – Avaliação de Potencial emOutplacement e Executive Searching

Compartilhar

Por Ana Artigas

O Brasil é visto, atualmente, como um país em franco crescimento e somos a “bola da vez”. Dessa maneira, é evidente que estamos atentos e queremos alcançar melhores resultados, conquistar mais clientes e uma fatia maior de mercado para o nosso negócio. É quase um dever aproveitarmos essa oportunidade.

Para que possamos crescer e acertar ainda mais em 2012, a estruturação e a retenção do capital humano nas organizações tornam-se as bases estruturais de todo o processo. A partir disso, muitas organizações estão sentindo necessidade de contratar empresas especializadas em Outplacement e Executive Searching. O hunting é uma boa alternativa para a captação de talentos, mas a questão é: como saber se as pessoas recomendadas são realmente adequadas para os desafios propostos?

As empresas de search vão “a fundo”, com o objetivo de ter o completo entendimento do perfil e identificação dos profissionais que se aproximam do que está sendo almejado. Muitos iniciam por uma rede de relacionamentos, além de pesquisas de mercado, solicitação de indicação por intermédio de pessoas-chave, etc. Os potenciais candidatos são inicialmente entrevistados por uma equipe treinada e capacitada. Os profissionais que atendem aos pré-requisitos passam para outras fases de entrevistas com o sócio responsável pelo projeto, solicitante da vaga ou pelo responsável pelo RH. Porém, como ter a garantia de que as competências comportamentais que os candidatos dizem possuir são mesmo verdadeiras? Mesmo que possamos fazer testes para avaliar a capacidade técnica ou o nível de idioma, como verificar, por exemplo, a empatia que ele terá com o gestor contratante?

É com base nas informações de avaliação de Perfil que obtemos informações mais científicas e adequadas sobre o real potencial dos candidatos. Para termos essas respostas de forma menos “intuitiva” é fundamental o uso de instrumentos que nos auxiliem nesse processo. A aplicação de ferramentas de assessment traz a identificação de fortalezas e habilidades que devem ser desenvolvidas para que o futuro colaborador denote, de forma mais precisa, seu potencial.

A aplicação adequada de ferramentas de assessment auxilia a estruturar o processo e a valorizar o capital humano, sem deixar de respeitar os objetivos e a cultura corporativa da empresa solicitante. Além disso, é capaz de avaliar a capacidade de liderança e as demais competências do profissional, permitindo ao cliente tomar decisões de contratação e ações de desenvolvimento mais claras e assertivas.

O processo é geralmente simples e objetivo, identifica características desenvolvidas e a desenvolver de cada profissional concorrente à posição solicitada. Futuramente, por meio desses resultados individuais será possível propor planos de desenvolvimento para áreas funcionais dentro da organização, assim como para níveis organizacionais, de forma a suprir o cliente com informações detalhadas que visam desenvolver e extrair as potencialidades de seus recursos humanos.

Assim, todos ganham: a consultoria, que apoia a seleção, o profissional que está sendo contratado e, principalmente, a empresa contratante que não investe “no escuro” e consegue “enxergar” quem será seu futuro colaborador. Mas, principalmente, o profissional que inicia na empresa, sentindo-se reconhecido, deixando claras suas habilidades, podendo torna-se um grande potencial, assim como tendendo a permanecer mais tempo na empresa. Nada melhor, para a retenção de talentos, do que um futuro brilhante para todos. Essa é, sem dúvida, a melhor forma de alcançar metas e o potencial de crescimento que desejamos para nós e para a nossa empresa-parceira

* Ana Artigas é Diretora de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento da Caliper Brasil.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?