Tomando as rédeas da sua carreira

Compartilhar

Em minha vivência como consultora pude observar as dificuldades que algumas pessoas denotam em relação às suas escolhas profissionais. Não raro, se deixam levar pelas circunstâncias e após alguns anos se veem frustradas pela falta de realização profissional.

Tal fato pode ser atribuído a vários fatores, dos quais destaco a necessidade de “sobrevivência” que nos leva a caminhar em terreno conhecido para alcançar mais depressa uma situação financeira estável. Quando alcançada essa estabilidade surgem reflexões como:

– Sou feliz com o que faço?
– Esse trabalho me realiza?
– Está alinhado com o que eu sou e acredito?

E diante de tais questionamentos, aparecem mais perguntas:
– Que recursos existem?
– Qual é o momento ideal?
– Cabe uma “guinada” na minha carreira a essa altura do campeonato?

Minha experiência diz que “Sim!”. Que apesar de ser uma decisão ousada, é possível encontrar novos caminhos que respondam a essas questões e que tragam boas perspectivas de realização profissional e pessoal.

O primeiro passo é buscar conhecer a si mesmo. O autoconhecimento traz clareza a respeito do que lhe motiva e, consequentemente, o que pode lhe trazer realização. Por meio da identificação de seus motivadores, o profissional buscará posições que lhe atraiam, obtendo maiores oportunidades de se sentir satisfeito.

Por exemplo, se um profissional tem como motivador a necessidade de persuadir as pessoas em torno de suas ideias, é mais provável que encontre satisfação em posições que lhe permitam expor seus pontos de vista para obter a concordância ou posições que permitam negociações e vendas. Além disso, esse motivador faz com que a pessoa apresente maior facilidade em desempenhar tais funções, porque faz parte do que a satisfaz. Da mesma forma, se essa pessoa atuar em posições mais burocráticas ou que não lhe denotem autonomia para influenciar, pode se sentir insatisfeita e desanimada.

Assim, ferramentas de avaliação de potencial permitem esse autoconhecimento por meio da identificação de traços de personalidade. Esses traços indicam preferências e, combinados entre si, mostram motivadores pessoais que auxiliam a encontrar realização em ações cotidianas e na ocupação profissional. Com a ajuda de um consultor especializado, é possível, a partir desses motivadores, identificar funções que proporcionem realização profissional ou mesmo formas de explorar características de destaque para obter sucesso em posições atuais.

A partir daí, é necessário assumir as rédeas de sua carreira e caminhar de forma alinhada com os seus motivadores. Sua carreira depende principalmente de você e está apenas começando, independente do momento de vida que esteja. Reinvente-se! Conheça a si mesmo e certamente encontrará muitas ferramentas que lhe permitirão descobrir seu próprio jeito de conquistar o sucesso!

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?