Qual sua impressão sobre a Avaliação de Desempenho?

Compartilhar

A primeira coisa que um profissional ou uma equipe pensa quando a empresa diz que aplicará a Avaliação de Desempenho é sobre os pontos negativos que isso pode gerar. Afinal, ninguém, por mais profissional que seja dentro da organização, gosta de ser avaliado por outras pessoas.

Ser avaliado, de um ponto de vista primário, significa ser apontado, mirado, atingido por críticas. Entretanto, após esse primeiro sentimento desconfortável diante da Avaliação 360º, é possível perceber que as críticas, por mais negativas que pareçam, podem gerar consequências muito positivas. Portanto, é preciso não ter medo de receber feedbacks, nem de oferecê-los, de modo verdadeiro e justo, é claro.

Numa Avaliação 360º, os profissionais envolvidos podem ser analisados em determinadas competências por seu(s) superior(es), pares, subordinados e, até mesmo, clientes. Saber a opinião dessas pessoas a respeito de um profissional é, para ele mesmo, engrandecedor, pois pode, a partir disso, obter conhecimento dos resultados positivos produzidos pelas atitudes que aplica em seu trabalho, assim como visualizar as consequências geradas por seus erros ou descuidos, erros que talvez não tenham sido constatados anteriormente, mas que são verificados por meio da avaliação.

Os resultados obtidos para a empresa, nesse caso, são muito importantes para que se perceba como a equipe se avalia, se enxerga e quais os principais problemas que considera em si mesma. Os problemas, apontados pelo próprio grupo, devem ser alvo de resoluções também aplicadas por ele, contando com o apoio e o engajamento de todos, ou seja, mais uma tarefa em conjunto.

Com um diagnóstico comportamental bem elaborado, por meio da Avaliação de Desempenho, a empresa tem o poder de colocar em prática ações efetivas de melhoria focadas em sua equipe. Essas ações, certamente, gerarão resultados concretos, ao contrário do que pode acontecer caso o investimento seja feito sem qualquer embasamento estatístico e fiel baseado na autoimagem da equipe, exatamente o que a Avaliação 360º pode proporcionar.

Quando bem realizada, a partir de um trabalho qualificado e sério de gestão humana empresarial, a Avaliação de Desempenho passa de uma primeira impressão negativa para uma atividade com altos níveis de conscientização profissional. Desse modo, quando aplicada com êxito, é sinônimo de resultados a médio e longo prazos trilhando um caminho específico e correto de desenvolvimento.

Afinal, que profissional não quer se aperfeiçoar constantemente?

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?