Líder Coach – O profissional do presente

Compartilhar

Você que é líder, já se perguntou se simplesmente liderar é o suficiente? Ou, você que faz parte de uma equipe, mesmo sendo liderado, já se sentiu desamparado ou confuso em algumas situações?

Tais sentimentos demonstram, para líderes e equipes, que apenas motivar ou gerar entusiasmo instantâneo são atos singelos e pouco consistentes no dia a dia de uma empresa, indicando que esse tipo de motivação é efêmero e que o grupo não se mantém determinado por muito tempo.

Atualmente, é necessário que os líderes se dediquem ainda mais ao seu desenvolvimento, pois estagnar não é a palavra de ordem nesta área. Quando se alcança o nível de liderança não significa que os esforços profissionais acabaram e que simplesmente direcionar um grupo é satisfatório para obter sucesso. É possível dizer, inclusive, que liderar é o momento mais difícil e desafiador de um profissional, no qual ele necessita dedicar-se a si mesmo e aos profissionais com os quais atua na empresa.

Um bom líder, hoje, é aquele que além de direcionar possui destreza para identificar os momentos de dificuldade pelos quais passa a sua equipe, sensibilidade para orientá-la e capacidade de ponderar as diversas possibilidades de ações, auxiliando-a a se decidir pela melhor. Esse líder é chamado de Líder Coach, um profissional dedicado aos resultados, aos meios pelos quais os alcança e, essencialmente, às pessoas que compõem sua equipe.

Poucas consultorias oferecem bons programas ou treinamentos de Líder Coach por essa ser uma necessidade descoberta e almejada há pouco tempo pelas empresas. Porém, é crescente a busca por esse serviço com o intuito de formar mentalidades de liderança muito mais receptivas ao enfrentamento dos novos desafios do mercado.

Para a aplicação de um programa bem estruturado de Líder Coach sempre é necessário fazer um sólido diagnóstico na empresa, para identificar as principais dificuldades da(s) equipe(s) e seu(s) líder(es) e concentrar as ações de desenvolvimento nos aspectos mais improdutivos e de forma plena.

Enfim, a preparação de um Líder Coach é a conscientização desse profissional para o desenvolvimento e a definição de um estilo próprio de liderança, além do aprimoramento de sua capacidade de desenvolver outros profissionais por meio de técnicas de Coaching, preocupando-se em:

  • oferecer apoio e direcionamentos
  • valorizar os pontos fortes de sua equipe
  • resolver dificuldades e enfrentar desafios (em conjunto)
  • dedicar-se em desenvolver e reter os melhores talentos para a organização.

Portanto, se a sua empresa se preocupa em formar líderes completos e preparados para os atuais desafios do mercado, certamente está em busca de Líderes Coach, profissionais que lideram e inspiram pessoas e que, acima de tudo, têm consciência e assumem sua responsabilidade sobre o capital humano da organização.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?