Perfil do Líder no Paraná

Compartilhar

A Caliper buscando inovar, realizou uma pesquisa denominada “Perfil do Líder no Paraná”, que contou com a participação de diretores e presidentes de empresas paranaenses. O objetivo do estudo foi oferecer uma base de informações que auxiliasse no aprimoramento profissional de participantes e leitores da pesquisa. Os resultados mostraram as tendências de comportamentos baseadas nos principais motivadores, pontos fortes e de desenvolvimento dos líderes envolvidos.

Porém, o intuito é estimular não somente os profissionais, mas as empresas, como um todo, a refletirem sobre a importância de conhecer o perfil de seus colaboradores, pois os resultados obtidos por uma organização e os comportamentos das pessoas que nela trabalham formam a parte visível dentro de sua estrutura. Entretanto, como num iceberg, os principais problemas organizacionais, que dificultam a obtenção de resultados, estão ocultos e são, justamente, relacionados com os reais motivadores e personalidades de seus profissionais.

Nesse sentido, é importante ressaltar que essa pesquisa expõe, exclusivamente, os traços de personalidade dos participantes, ou seja, suas características individuais que são imutáveis, únicas e neutras (nem boas, nem ruins). Diferente é o comportamento que, mesmo vinculado à personalidade, é mutável, influenciável e pode ser escolhido.

Assim, outro ponto de destaque, como será observado adiante, é a constatação da inexistência de uma receita pronta para o profissional perfeito, pois esse estudo não tem a pretensão de criar ou indicar o perfil ideal de um líder, menos ainda de classificar ou rotular os profissionais avaliados como bons ou ruins. O desempenho dos profissionais depende de vários fatores que vão além do seu perfil. O objetivo principal é, simplesmente, prover subsídios para que as pessoas sejam estimuladas ao entendimento de suas próprias motivações estruturais, aplicando-as dentro do estilo de liderança mais adequado ao seu perfil.

Para a Caliper, líderes se diferem por possuir e aplicar qualidades próprias em sua atuação profissional, por ajudarem as pessoas a ter visão e a implementarem planos de ação, atraindo para si responsabilidades, tomando decisões e arcando com as conseqüências.

Em geral, os líderes da presente pesquisa mostraram que possuem muitos desses atributos. Foi identificado um grande número de habilidades já desenvolvidas e aproveitadas no desempenho de suas funções e alguns fatores, de extrema importância, que necessitam de desenvolvimento para a melhoria da qualidade de seu trabalho e para a garantia do sucesso de suas organizações.

Estas são apenas algumas informações contidas no estudo. Mas, se você se interessa em conhecer todos os resultados da pesquisa,  clique no link para ler o estudo completo do “Perfil do Líder no Paraná”.

Boa leitura!

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?