A importância da Avaliação de Desempenho

Compartilhar

Toda e qualquer empresa, por mais bem-sucedida que seja, sempre possui o desejo de melhorar, produzir mais e com maior qualidade, obter resultados mais satisfatórios e, como consequência, apresentar lucro ainda mais significativo. Porém, nada disso é possível sem o auxílio de seus principais recursos: os colaboradores.

Portanto, para melhorar sua performance, uma empresa precisa que seus profissionais também atuem com maior afinco e motivação, utilizando muito mais de seu potencial, ou seja, das habilidades que possuem aplicadas em sua atividade profissional.

Em algumas organizações é fácil perceber quando um profissional estagnou e não evolui mais, seja por desmotivação ou falta de estímulo por si mesmo e até da empresa. Aí, fica mais simples saber o momento em que a empresa precisa agir para desenvolvê-lo. Mas, há organizações que, por melhores profissionais que possuam, precisam extrair ainda mais de suas capacidades para que através delas mostrem resultados ainda mais surpreendentes, afim de que a empresa também cresça constantemente.

Nesses momentos, não há ferramenta mais importante que a Avaliação de Desempenho, capaz de mostrar, primeiramente, toda a capacidade de um profissional por meio de uma avaliação de seu potencial e, posteriormente, através da avaliação de sua atual performance, mostra até onde ele pode chegar através de suas aptidões profissionais e o quanto ele precisa evoluir para alcançar o máximo de sua capacidade.

Todo profissional pode melhorar, basta mostrar-se disposto a isso. Mas, para que isto aconteça a empresa deve apresentar, também, uma política de incentivo ao desenvolvimento. Por meio da boa liderança sempre é possível auxiliar o profissional a conscientizar-se de que sua capacidade vai além do trabalho que ele apresenta na atualidade, mostrando que ele possui um potencial alto nível.

Com um trabalho bem elaborado de visualização da importância de desenvolver-se e, assim, levar maior resultado à empresa, é sempre possível que os profissionais de uma organização aceitem participar positivamente da Avaliação de Desempenho. Porém, esse trabalho deve ser feito com muita sensibilidade e cuidado, pois por meio dessa ferramenta, não apenas o próprio profissional tem a função de se auto-avaliar, mas também precisa mostrar-se aberto a receber a opinião de seu líder, pares e subordinados a respeito de sua atuação e demonstrar receptividade às críticas de uma forma positiva e com o foco em seu próprio crescimento profissional.

Esse processo é riquíssimo, uma vez que a empresa terá em mãos a avaliação do potencial de cada um de seus colaboradores, a avaliação de seu desempenho atual, de acordo com a visão de outros profissionais que o cercam, e, principalmente, a comparação entre uma e outra, podendo verificar em que estágio de desenvolvimento está cada um de seus colaboradores e até onde eles ainda podem chegar.

Mais ainda que isso, a organização terá em mãos um valiosíssimo instrumento para a identificação dos melhores treinamentos e/ou programas que irão auxiliar seus colaboradores a crescer e evoluir em seus resultados para a empresa.

Portanto, se sua empresa precisa de um “empurrãozinho” para crescer ainda mais, comece conhecendo o desempenho atual e futuro de seus colaboradores e estimulando-os constantemente ao desenvolvimento profissional. Os profissionais ganham muito com isso e a empresa ainda mais!

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?