O sucesso é algo almejado por todos e, de tempos em tempos, aparecem receitas e fórmulas para se “chegar lá”. O Diretor Presidente da Caliper, José Geraldo Recchia, fala sobre o sucesso.

Você acredita que o sucesso tem fórmula?

Sim, o sucesso tem fórmula! Mas ela é individual, não pode ser copiada, pois depende das qualidades que cada pessoa tem e que não são iguais às de outra pessoa.

Na sua visão, o que as pessoas de sucesso fazem?

Elas conseguem no dia a dia fazer o que gostam, atividades que têm a ver com seus motivadores, como por exemplo, uma pessoa que tem paixão pela música fazer dela a sua razão de viver e se tornar o seu trabalho, como é o caso do maestro João Carlos Martins, cuja história é citada no nosso livro “O Sucesso tem Fórmula?”. Aliás, há um ditado que diz: Encontre um trabalho que você goste e você não trabalhará um dia sequer na vida!

Como buscar a sua fórmula para o sucesso?

A sua fórmula para o sucesso consiste em: se conhecer, identificar as qualidades que são o seu diferencial no mundo (isto implica em estar atento para aproveitar o momento da vida em que elas fazem/fizeram “a” diferença) e estabelecer objetivos de vida nos quais possa fazer uso intensamente dessas características pessoais que são a sua marca!

Por que você acredita ser tão difícil para algumas pessoas fazer essa autoavaliação?

A grande maioria das pessoas, infelizmente, não tem consciência dessa necessidade de se conhecer para obter o melhor de si. Como diz uma canção, “deixam a vida o (a) levar“. Assumir as rédeas do seu destino requer tomar a decisão de promover mudanças no status quo de sua vida pessoal, profissional, enfim, em todos os “palcos” existenciais! A autoavaliação de suas qualidades, motivadores e pontos que necessitam ser aprimorados, portanto, levará à necessária tomada de decisão sobre o que fazer com tudo isso que descobriu a seu respeito, e isto incomoda. Além disso, muitas pessoas não sabem como fazer essa avaliação, essa profunda reflexão. Nesses casos a utilização de instrumentos de avaliação de potencial pode ajudar, pois eles direcionam essa análise através da resposta a um questionário que “medirá” uma série de características pessoais, sendo que algumas delas- inclusive- o próprio avaliado não sabe que possui ou em qual intensidade.

* José Geraldo Recchia é Diretor Presidente da Caliper do Brasil.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?