Programa de Desenvolvimento de Trainees

Compartilhar

Por Heidy Ruth de Oliveira

As empresas estão se posicionando de forma cada vez mais competitiva no mercado e por isso percebem a necessidade de atrair e reter profissionais com alto potencial e competência para posição de Gestão ou Técnicos focados na inovação e ampliação de seus negócios.

Devido à dificuldade de se encontrar profissionais prontos e que ao mesmo tempo venham “oxigenar” a empresa com inovações e tenham habilidade e competências focadas ao negócio, muitas empresas adotam como estratégias os programas de desenvolvimento de trainees.

O principal diferencial dos programas de trainee com relação às contratações de estagiários ou profissionais do mercado é que são direcionados a jovens talentosos que estão no último semestre ou recém-formados. Estes jovens que possuem muita motivação para produzir e inovar, mas pouca ou nenhuma vivência profissional, encontram nestes programas a oportunidade de serem preparados para assumir cargos-chave específicos dentro da empresa.

Por isso, é importante o planejamento e a estruturação do programa, desde sua captação, desenvolvimento, política de remuneração e avaliação para que haja o resultado esperado e o retorno de investimento para empresa e para o trainee.

Este programa é a oportunidade de preparar profissionais a médio e longo prazo como investimento no futuro da empresa.

Muitas empresas que investem em um sucesso futuro, montam programas de desenvolvimento de trainee em etapas, de acordo com a posição que o profissional irá ocupar. Na primeira fase, normalmente, o trainee passa por todas as áreas estratégicas, a fim de conhecer o negócio da empresa. Na segunda fase o programa é focado nas competências técnicas ou de gestão da área que o mesmo vai ocupar, com metas bem definidas e apresentação de um projeto para área em que ira atuar.

É importante, para obtenção de resultados efetivos, definir um mentor que irá acompanhar e orientar o profissional durante o período de desenvolvimento.

Os critérios de avaliação devem focar principalmente as competências do cargo que o traineeirá ocupar, na manutenção da sua competitividade, assim como na inovação e obtenção do sucesso nos seus negócios.

* Heidy Ruth de Oliveira é Gerente de Desenvolvimento Organizacional da Caliper

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?