Avaliação de Potencial é Indispensável em Programas de Trainee

Compartilhar

Num programa de trainees todos os detalhes são muito importantes. Afinal, a empresa está buscando profissionais no mercado que, além de apresentarem alto nível de capacidade técnica, também devem possuir potencialidade de desenvolvimento para si e para a organização.

Dessa maneira, são várias as fases pelas quais passam os profissionais que se candidatam a trainees. Durante a seleção, passam pela análise de currículo, entrevistas sobre suas habilidades (com o recrutador e com profissionais da própria empresa), entrevistas em outras línguas, testes em grupo, etc. Enfim, uma imensa gama de ferramentas que formarão o grupo mais bem cotado de profissionais do mercado. Ao menos é isso o que as empresas esperam, e para atingirem esse objetivo contratam companhias especializadas em todo esse processo.

Garimpar os novos profissionais do mercado é uma tarefa árdua, que exige tempo, atenção e muita dedicação. No entanto, se ao final de todo esse processo a organização não tiver encontrado os profissionais com perfil psicológico adequado à sua cultura e às atividades que exercerão na empresa, provavelmente as chances de continuarem na organização e a de proverem resultados serão mínimas.

Analisar minuciosamente a capacidade técnica e o conhecimento de cada profissional é, certamente, ação indispensável na tarefa de encontrar os melhores trainees do mercado. Mas, deixar de fora desse processo uma análise psicológica profunda, por meio de uma ferramenta de avaliação de potencial eficaz, é desperdiçar tempo e dinheiro num programa de trainees de alta complexidade, porém incompleto e ineficiente.

Nenhuma empresa deve esquecer-se de que ao buscar profissionais no mercado, para dentro de seu ambiente organizacional, está adquirindo experiências, valores, culturas e capacidades que se diferem. Um profissional, mesmo com toda bagagem formal e conhecimento adquirido nas melhores universidades, não é certeza de sucesso para a empresa caso não se encaixe em sua cultura, forma de trabalho e metas.

Colocar à prova o perfil de um profissional, avaliando minuciosamente seu potencial, é positivo tanto para a empresa quanto para ele próprio, que estará ciente de suas habilidades e do quanto pode trabalhar para desenvolvê-las, priorizando seus pontos fortes e atingindo seus objetivos.

Além disso, com uma avaliação de potencial adequada e alto grau de fidedignidade, a empresa tem não apenas o simples perfil de seus trainees, mas também um roteiro importantíssimo de como aproveitar e otimizar suas aptidões, assim como aplicar ações corretas de desenvolvimento profissional ao longo de sua trajetória na empresa.

Enfim, se uma organização preocupa-se com a busca de novos profissionais, já apresenta um primeiro indício de que está sempre atenta às mudanças do mercado, buscando novas visões e valorizando talentos. Mas, preocupar-se com a adequação desses talentos à empresa complementa essa primeira ação e, é ainda mais importante para seu crescimento.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?