A sustentabilidade nas mãos dos líderes

Compartilhar

Um novo paradigma surge na sociedade e impacta, consideravelmente, a atuação empresarial: a sustentabilidade.

Diante das mudanças climáticas, das causas ligadas às tragédias naturais e às alterações ecológicas, torna-se clara a preocupação com o meio ambiente e a necessidade de mudanças nas ações humanas. Nesse contexto, mais do que qualquer outro envolvido, as empresas devem manter os cuidados necessários, de forma responsável, para com o ecossistema e a complexidade humana.

Porém, como inserir a empresa, seus colaboradores e recursos no importante trabalho de solucionar ou amenizar as consequências provocadas pelos atuais problemas naturais?

O engajamento, a vontade de mudar e a ação que realmente provoca mudanças, partem necessariamente da conscientização que, de forma óbvia, é proveniente de cada pessoa. Entretanto, a forma como a empresa planta essa ideia se dá por meio da sensibilização e do forte envolvimento entre esta e seus funcionários, o que pode ser feito apenas de uma forma: por meio da liderança.

O líder é aquele que inspira e que motiva sua equipe. Agindo dessa forma, os colaboradores estarão sempre a serviço, não de seus mandos, mas das ações para as quais ele os ajudou a perceber como adequadas e responsáveis.

A diretoria empresarial e seu RH têm o papel fundamental de colocar a liderança para funcionar nesse contexto, desenvolvendo-a para desempenhar esse novo paradigma que o mundo exige e que o mercado incorporou. Está na hora dessa liderança ser mais ativa, manter foco central na sustentabilidade e, até mesmo, por meio dela, tornar os colaboradores mais produtivos e engajados com suas metas. Hoje, ser sustentável não é apenas uma escolha, mas fator de sobrevivência para a organização.

Há várias ações que as empresas, por intermédio de seus líderes, podem colocar em prática nessa área, tais como:

  • buscar exemplos dentro da casa de todos os seus colaboradores e colocar as boas ações em prática dentro da empresa, dividindo tarefas por setores (separação de lixo reciclável plantio de mudas de árvores e outras plantas reaproveitamento de papel etc)
  • planejar e trabalhar com maquinários e equipamentos antipoluentes dentro de suas áreas de produção, incorporando essa cultura e conhecimento aos colaboradores que lidam diretamente com essas ferramentas de trabalho
  • aceitar fornecedores que também sejam tão responsáveis quanto a própria empresa, pesquisando no mercado as ações que comprovem sua real sustentabilidade
  • treinar periodicamente todos os colaboradores, a fim de que a conscientização e a mudança de comportamento se estabeleçam como valores organizacionais, incentivando que as atitudes responsáveis dentro da organização devam ser levadas a sério tanto quanto as metas que cada um possui.
  • comprovar, através de números, o quanto a empresa economiza em relação a cada ação sustentável e, talvez, incorporar certa porcentagem dessa economia aos benefícios dos colaboradores, objetivando gerar um incentivo ainda maior.

Essas são apenas algumas das atividades que a empresa pode colocar em prática. Com um pouco de criatividade e, principalmente, real vontade de transformação, a empresa pode realizar verdadeiros “milagres” em prol da reeducação ambiental.

A empresa sustentável é, por si só, confiante para o mercado. Portanto, plante essa semente em sua organização o mais breve possível!

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?