A cultura da empresa é fator de sucesso para os colaboradores

Compartilhar

A sua empresa pensa na importância de ter profissionais alinhados com a sua cultura organizacional? Este é um dos fatores de atenção na contratação e adaptação de um novo colaborador?

Se as respostas para essas questões, dentro de sua empresa, são “Não”, então é preciso iniciar um trabalho de identificação de culturas – entre empresa e colaboradores – a fim de garantir maiores chances de acerto na escolha e retenção de seus profissionais.

Quando as habilidades e os conhecimentos técnicos de um profissional se enquadram em uma vaga, esse não é o ponto final em um processo de seleção, mas apenas meio caminho andado. Nesse momento, é preciso verificar se ele possui:

• as competências que sua empresa precisa para a função que ocupará
• perfil profissional com chances de se adequar à estrutura cultural da empresa.

Esses dois itens impactarão fortemente no sucesso do profissional e nos resultados da organização.

A cultura organizacional é dotada de uma missão, visão e valores, o que tem impacto direto na forma como seus profissionais se comportam, pensam e agem. Tudo está interligado, e para um novo profissional obter sucesso é necessário que seus valores e a missão que ele tem dentro da organização estejam de acordo com os preceitos da empresa e dos outros colaboradores que dela fazem parte.

Durante o processo de seleção de um novo profissional, é preciso deixar claros todos os objetivos da empresa, o que a instituição espera de sua atuação e de que forma age de acordo com os resultados de seus funcionários. O profissional precisa estar ciente de que vai fazer parte de uma cultura organizacional que se enquadra ou não ao seu conjunto de valores e que isso, certamente, vai interferir em sua produtividade.

Após a sua contratação, depois ainda de verificar a possibilidade do novo colaborador enquadrar-se à estrutura empresarial, é o momento de fazer tudo o que for necessário para que ele se sinta em casa e produza como a organização deseja, de forma que ele também cresça durante esse processo.

É necessário oferecer alguns subsídios para que o profissional se sinta bem dentro da empresa, tenha abertura para expor suas ideias e possa interagir positivamente, obtendo aprovação e estímulo para as ações positivas, bem como apoio nos momentos de maior necessidade. Ele precisa se sentir seguro para colocar em prática suas habilidades e chegar no ponto que a empresa quer.

Portanto, na próxima contratação não tenha receio de mostrar como sua empresa realmente é, ou seja, a sua identidade, o que pode possibilitar que ela mesma seja a grande beneficiada, trazendo para si profissionais muito mais comprometidos e alinhados com o seu negócio.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?