Quando demitir pode significar incentivo?

Compartilhar

A demissão é um dilema vivido pelas empresas. Um processo difícil, porém inevitável. E o maior problema está no receio da reação de quem será demitido afinal, esta não é uma boa notícia a ser recebida por ninguém. Entretanto, é preciso que as empresas estejam preparadas para este tipo de situação, que se preocupem com o futuro destes profissionais e, principalmente, mostrem essa preocupação.

Atualmente, as empresas exigem inúmeros atributos profissionais para ocuparem suas vagas, mas a contrapartida em benefícios para seus funcionários também deve ser real, indo desde sua participação nos lucros da empresa até o auxílio pela procura de um novo emprego fora dela.

Dentre as diversas motivações que levam à demissão, as principais são: a incompatibilidade de uma pessoa à função para a qual foi contratada e a contenção de despesas. O primeiro motivo pode ser contornado quando o profissional, após ter seu potencial avaliado, demonstrar habilidade e afinidade por outra área dentro da mesma empresa. Já o último motivo é quase sempre irreparável, pois a contenção de gastos geralmente é justificada e amparada pela falta de resultados e lucros gerados pelo profissional à empresa e, aí, dispensar o colaborador pode ser compreensível.

Porém, antes que qualquer destes fatores provoque a saída do funcionário da organização, a empresa deve se preparar para comunicá-lo e também prepará-lo para receber a notícia. Caso contrário, o desespero pode tomar conta do profissional e fazer com que sua primeira reação seja bastante negativa, principalmente, em relação à empresa. Esta pode ser considerada o carrasco da história, tendo sua imagem abalada junto a outros profissionais do mercado, em decorrência de uma falha no processo de demissão.

Para contornar toda esta problemática, a empresa pode colocar algumas ações em prática:

  1. Logo no início de uma contratação, a empresa deve fazer o diagnóstico, através de uma avaliação minuciosa do potencial de seus funcionários, com objetivo de conhecer o que os motiva, que atividades serão mais atrativas para eles e que habilidades eles podem utilizar e ser estimulados a isso em sua função
  2. Outra ação importante seria criar um plano voltado para a recolocação do profissional dentro da própria empresa, pois dependendo da função para a qual ele é contratado, mesmo sendo habilitado, é possível que haja alguma outra área que lhe chame mais atenção e na qual transite bem. Além disso, promover este processo é importantíssimo para a garantia de que a empresa não estará deixando pra trás talentos que já fazem parte de seu capital humano
  3. Outra ação a ser tomada, para casos em que a demissão é inevitável, seria a formatação de um programa de preparação do profissional para o mercado de trabalho e o auxílio de sua recolocação em outras empresas. Algumas organizações podem achar esta medida estranha, mas por que não? Estar em outra cultura organizacional, pode ser o que um profissional espera e precisa para se destacar. Dar a ele esta oportunidade significa ganhos para organização, que mantém sua credibilidade junto ao profissional e, ainda, pode ganhar o marketing de empresa socialmente responsável, pois realiza ações de responsabilidade em seu próprio espaço, valorizando e apoiando seus colaboradores e deixando de contribuir ainda mais com a crise brasileira de desemprego.

Todo este processo deve ser aberto na empresa, todo colaborador deve saber que ela possui e oferece estes mecanismos e, assim, sentir-se satisfeito, amparado e, ao mesmo tempo, leal para com ela, sabendo que se necessitar de seu trabalho de apoio profissional, o terá. O profissional também saberá que, trabalhando dentro de uma empresa que da mesma forma que sabe contratar, também sabe demitir, terá sempre a chance de se desenvolver. E, por ventura, se precisar procurar por uma nova colocação, terá a oportunidade de refletir sobre sua função e formação profissional, entenderá que talvez seja tempo de investir em seus conhecimentos e poderá chegar à conclusão de que ser demitido, muitas vezes, pode significar uma nova oportunidade de crescimento.

Criar uma empresa com ambiente saudável e sustentável é simplesmente isto: promover a qualidade de vida e de trabalho de seus colaboradores, no ingresso deles à organização, ou mesmo em um possível processo de destituição.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?