Os detalhes que fazem diferença

Compartilhar

Quando empresas passam por algum momento de dificuldade, na maioria das vezes, o problema é consequência de algo do passado, algo que se fez errado ou que se deixou de fazer. Mesmo que algumas vezes seja possível prevenir-se, a maioria das pessoas prefere esperar pelo momento exato em que as coisas acontecem para, então, agir e resolver o problema.

Mas o que poucos sabem ou dedicam atenção é que, justamente com objetivo de preparar a empresa para questões de ordem estrutural, que começam pequenas e tornam-se grandes obstáculos, é que existem programas específicos relacionados à Gestão Organizacional como: Pesquisa de Clima, Plano de Cargos e Salários, Mapeamento de Competências, Organização do Sistema de Recrutamento e Seleção, Programa de Identificação do Perfil Ideal, Planejamento de Carreira e Planejamento de Sucessão. Simples programas, mas com importância plena para a sobrevivência e desenvolvimento da organização.

Quando uma empresa, por exemplo, não está contratando ninguém para seu time de colaboradores, parece desnecessário um programa que auxilie no processo de recrutamento e seleção, porém quem garante que o colaborador de hoje estará na organização amanhã?

E se aquele alto executivo da empresa acaba de pedir demissão porque acredita ter conseguido uma melhor colocação ou está na hora de se aposentar… quem ocupará o seu lugar: uma pessoa da própria organização, já condizente com sua cultura? Ou, alguém de fora, geralmente um executivo caro e de “sucesso” no mercado, mas que precisará de alguns longos meses para conhecer melhor o espaço organizacional e, quem sabe depois, concordar com as metas e valores da empresa? A primeira opção é a mais acertada, porém se a empresa não pensar antecipadamente nesta possibilidade, não se preocupará com um Planejamento de Sucessão e, assim, aquele bom e fiel colaborador com potencial para assumir um cargo de alto nível, não terá sido preparado e desenvolvido para desempenhar a função.

Bem, tudo isto é relativo…, às vezes, coisas inicialmente consideradas erradas podem dar certo, mas quem gostaria de apostar o futuro de sua própria empresa ao acaso? Por isto, os líderes devem provê-las e têm a obrigação de estarem preparados para resolver com tranquilidade os problemas organizacionais que surgem a todo o momento.

É certo que gastos fora de época não são positivos para a saúde financeira, mas esta fé de que “no futuro tudo dará certo” pode sair bem mais caro. Serviços de consultoria que podem salvar a empresa de crises futuras, quando procurados antes destas situações ocorrerem, são mais baratos e podem ser pagos através de um planejamento financeiro. Já em momentos de maior precisão, seu valor poderá parecer mais caro além de se configurar como um gasto a mais não previsto pela contabilidade.

O próprio ditado diz e confirma em diversas situações que: prevenir-se é o melhor remédio. “Apagar incêndios” além de passar a ideia de trabalho mal feito, não oferece nenhum tipo de planejamento e, muito menos, garantias de que os resultados serão eficazes.

Portanto, munir a empresa com ferramentas de Gestão Organizacional permite que seus gestores estejam preparados para melhor administrar a performance dos seus colaboradores. Este investimento certamente possibilitará à sua empresa economia de tempo e de recursos, se comparado a ações e tomada de decisões não planejadas.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?