Dicas para reter talentos

Compartilhar

É fundamental para o sucesso de uma empresa atrair e reter talentos, porém enganam-se os que acreditam que manter talentos tem a ver somente com altos salários. Como se diz no meio acadêmico, reter talentos é quase uma arte, pois envolve ações que vão muito além do pagamento do final do mês.

“A melhor forma de manter as estrelas da sua equipe é conhecê-las melhor do que elas mesmas” afirmam os psicólogos Timothy Butler e James Waldroop, diretores do Programa de Desenvolvimento de Carreira do MBA da Harvard Business School.

A solução para reter talentos consiste em transformar a organização inteira para criar um ambiente em que as pessoas queiram entrar e permanecer.

Abaixo listamos os fatores primordiais para a criação desse ambiente.

  • Adequação ao cargo: A empresa deve contratar aquele profissional que além de possuir o perfil da vaga, possui também características que vão ao encontro da cultura e valores da empresa. Ao contratar o profissional certo, a empresa propiciará um conjunto de atividades, ambiente de trabalho e tarefas coerentes com as aptidões e as características básicas da personalidade desse profissional. Esse é o primeiro passo para o sucesso entre a parceria empresa x profissional.
  • Reconhecimento material: Recompensas materiais como o dinheiro, por exemplo, proporcionam às pessoas tanto a capacidade básica de sobreviver, como de enriquecer. Talvez, o único motivador óbvio para se trabalhar seja o dinheiro, pois é uma das maiores compensações do profissional. Por outro lado, se o indivíduo não é apto a fazer as tarefas de sua função, os reforços materiais (inclusive o dinheiro) nunca serão inteiramente satisfatórios, por maiores que sejam.
  • Reconhecimento social: Se alguém reconhece o nosso valor, esse valor deve ser real. Em qualquer ocupação, todos anseiam pelo reconhecimento de valor e pela contribuição dada, não há nada como “um tapinha” nas costas vindo de alguém respeitado, uma promoção, um reconhecimento público ou um prêmio por algo realizado. É bom fazer aquilo que se gosta e é melhor ainda se alguém percebe e somos respeitados por isso.
  • Perspectivas de crescimento: Além dos reforços de atividade que nos permitem fazer o que desejamos (ao menos, na maioria das vezes), dos reforços materiais (como dinheiro) que nos sustentam e dos reforços sociais que nos alimentam e nos fazem sentir melhor sobre nossa identidade, todos temos a necessidade é mesmo os pessimistas é de acreditar, desejar e esperar que o futuro seja melhor do que o presente e que podemos ter mais, mesmo se o que já temos é bom.

Não será uma combinação perfeita entre candidato e função se todos os reforços motivadores não estiverem funcionando juntos. Portanto, aqui está a boa notícia tanto para indivíduos talentosos que precisam de funções gratificantes quanto para as organizações com a necessidade contínua de reter talentos: a combinação realmente satisfatória entre candidato e função, para ambas as partes, é aquela em que indivíduos fazem o que são mais aptos para fazer, aquela em que há reconhecimento e status para as contribuições feitas e aquela em que há um investimento mútuo de reter, desenvolver e promover os talentos.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?