Flexível – Ser ou não ser, eis a questão!

Compartilhar

Nesta época em que as empresas trabalham por projetos e as equipes estão sempre em fase de transição, é ressaltada a importância da flexibilidade dos profissionais, por isso é importante compreender o que é de fato flexibilidade, esse é o primeiro passo para saber se você é ou não flexível.
Ser flexível não significa concordar com tudo o que lhe é dito, ou largar suas tarefas para fazer outras menos importante só porque o chefe pediu. Ser flexível é conseguir entender, negociar e se adaptar às diversas situações, mesmo que não façam parte dos seus interesses.
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade do profissional ver uma mudança ou uma nova ideia como uma oportunidade de crescimento e de aprimoramento. Indivíduos flexíveis estão geralmente dispostos a ajustar a sua abordagem de acordo com diferentes condições ou circunstâncias exigidas.
Esses profissionais normalmente conseguem realizar melhores negociações e contribuir para o alcance de metas comuns. Outra característica do profissional flexível é a sua capacidade de analisar novos argumentos e ideias, para então, mesclá-las às suas próprias opiniões.
Não basta aceitar sem compreender as razões da mudança, ser flexível é também questionar, avaliar para poder entender o que está sendo proposto e utilizar dos seus conhecimentos para atingir melhores resultados.
Ao largar tudo para atender às solicitações das pessoas, você não estará sendo flexível e, possivelmente em um futuro próximo, poderá ser visto pelos seus colegas como um “Maria vai com as outras” e jamais será lembrado por suas opiniões e ideias, porque apenas executará ações e repetirá pensamentos de outrem.
Quando o profissional é flexível, ele passa a ter ligações e compromissos com a empresa, com seus valores, crenças, ideais e tantos outros conceitos que fazem parte daquilo que ele é.
As empresas buscam profissionais capazes de rever suas posições, reavaliar antigos conceitos, aperfeiçoar estratégias, harmonizar-se às diversas situações, sejam elas positivas ou negativas, a fim de alcançar a alta performance e melhores resultados, mas sem perder a sua essência!
Afinal, a empresa o contratou por suas habilidades e competências. Cabe ao profissional somar novos conhecimentos, rever outros sem nunca abandonar aquilo que ele faz de melhor.

“Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.”
Steve Beckman.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?