Transforme seus vendedores em uma equipe campeã!

Compartilhar

Como maximizar os talentos de seus vendedores e transformá-los numa equipe vitoriosa?
Quantos gerentes já não pensaram em substituir todos os vendedores que não estão trazendo novos negócios para a empresa, pela melhor equipe de vendas já existente no seu ramo de atividade? Embora seja uma fantasia maravilhosa, de fato estes sonhos nunca se transformam em realidade. A única maneira de se ter uma equipe campeã é por meio do desenvolvimento minucioso, visto que não se pode substituir “da noite para o dia” toda a equipe.

Por outro lado, muitas equipes talentosas fracassam com o passar dos anos porque não conseguem maximizar o talento que já existe. O primeiro passo é usar, ao máximo, os talentos disponíveis e depois reforçar a lista. Vejamos como iniciar esta mudança.

Começar com o gerente de vendas – Uma equipe precisa ser considerada na totalidade e não apenas por seus elementos individuais. Cada equipe tem determinados pontos fortes e fracos. No entanto, devemos começar pelo líder. O primeiro passo deve ser identificar e entender os pontos fortes e fracos do indivíduo que lidera a equipe de vendas, já que acreditamos que a produtividade da equipe pode ser afetada de cima para baixo.

O relacionamento entre a gerência e vendedores, bem como entre os próprios vendedores, influenciará bastante para que as metas da empresa sejam atingidas ou não. É preciso compreender o relacionamento entre o gerente de vendas e o pessoal dele. Depois é necessário determinar como esse relacionamento atua positiva ou negativamente para se cumprir as metas corporativas. E naturalmente, a “química” da própria equipe de vendas tem de ser estudada para ver como a sua dinâmica influencia a probabilidade de serem cumpridas aquelas metas.

Quando se tem claro as metas corporativas da empresa, a próxima etapa é definir as tarefas necessárias a fim de atingi-las, e analisar os componentes da equipe de vendas com o objetivo de saber se possuem as aptidões necessárias para a realização do trabalho ou se a partir de mudança de responsabilidades pode-se desenvolver as habilidades exigidas.

Além disso, é importante responder algumas perguntas que trarão indicadores de como iniciar este processo de transformação: Estou satisfeito com os resultados atingidos pela minha equipe de vendas? Tenho o líder ideal para esta equipe? E para a situação que a empresa se encontra? Após a implementação das mudanças que precisam ser feitas na equipe ele ainda será o líder ideal?

Portanto, deve-se refletir sobre estas questões e desenvolver uma orientação estratégica para a utilização de seus vendedores para, então, ter um time campeão e atingir as metas corporativas preestabelecidas.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?