Gestores estão investindo muito tempo em profissionais de baixa performance

Compartilhar

Por Patrick Sweeney*

De acordo com uma recente pesquisa conduzida pela Caliper, em Princeton, aproximadamente 70% dos gerentes comerciais dizem que investem a maior parte do seu tempo com profissionais de baixa performance.

Isso demanda a seguinte pergunta: “Com quem os gestores deveriam estar investindo o seu tempo?” questiona, Herb Greenberg, Ph.D., Presidente e CEO da Caliper. “Você deve perguntar-se: ‘Se estou investindo a maior parte do meu tempo em profissionais de baixa performance, qual será o melhor resultado que posso esperar? Fazer com que esses profissionais cheguem a ter uma performance apenas mediana, na melhor das hipóteses?’ A verdade é que se você está investindo muito tempo tentando resolver problemas com funcionários, você provavelmente não está focado no futuro, nem no que sua empresa poderá tornar-se”. Acrescenta Greenberg.

“Você não pode dar-se ao luxo de investir muito tempo em seus profissionais de baixa performance”, continua. “Se você proporcionou uma visão clara do que é esperado e as ferramentas necessárias para que sejam bem-sucedidos, mas ainda assim, esses profissionais não estão produzindo como deveriam, você deve fazer algumas mudanças”.

Como os gestores podem otimizar o tempo investido em profissionais de baixa performance?

Greenberg sugere: “Primeiro, determine se a baixa performance desse indivíduo é resultado da falta das qualidades adequadas de personalidade. Ou existe algo a mais? Tem algo errado na relação gestor-subordinado? Às vezes, realizando uma simples mudança de área ou dando maior direcionamento, pode-se melhorar a performance. Você deve determinar se a situação pode ser aprimorada, e se esse aprimoramento pode ser mensurado. Do contrário, os gestores estarão perdendo um valioso tempo”.

Greenberg conclui: “O tempo do executivo deve ser investido em seus melhores funcionários. Essa atenção os manterá engajados, sabendo também que são valorizados. Além do mais, isso permite que o gestor tenha outras percepções sobre o que realmente funciona na empresa. E o gestor sentir-se-á muito mais estimulado e entusiasmado em saber em que seus funcionários estão envolvidos, assim como em seu próprio trabalho”.

Kevin Clayton, Presidente da Clayton Homes, concorda. “Ter sucesso é principalmente uma questão de atitude e valores – e isso é o mais difícil de ensinar. Profissionais com alta performance são pessoas autoconhecedoras. Estão preparados para falar de suas limitações e pedir orientação. Quanto mais você promover esse tipo de comportamento, mais se tornará parte de sua cultura. E quanto mais se cercar de profissionais de alta performance, mais possibilidades serão percebidas”.

Enquanto a baixa performance pode desperdiçar uma quantidade enorme de tempo e energia do gestor, ocasionalmente esses profissionais poderão ser divertidos. Em recente pesquisa, perguntamos aos gestores:

Qual foi a pior desculpa que você recebeu para uma baixa performance?

  • “Não há nada a fazer a respeito. Foi assim que Deus me fez”.
  • Uma funcionária ligou três vezes esse mês, sempre com “o pneu furado”. Estou esperando o quarto pneu furar também.
  • A mãe dele morreu três vezes, no período de três anos.
  • “Meu cachorro comeu meu monitor”.
  • Um funcionário ligou informando que estava doente, com um problema no olho. No dia seguinte, quando perguntei a ele como estava seu olho, ele respondeu, “Eu estava bem, apenas não conseguia me enxergar vindo trabalhar ontem”.
* Patrick Sweeney é Presidente da Caliper Corporation.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?