Gerentes ou Líderes?

Compartilhar

Existe diferença entre líderes e gerentes?

A resposta é sim. Mas o que é liderança e o que é gerenciar?

Liderança é a aptidão que permite ao indivíduo levar outras pessoas a fazerem, de bom grado, o que têm a capacidade para fazer, mas que geralmente não fariam sozinhas.

Gerenciar é a aptidão que permite o indivíduo desenvolver, coordenar e monitorar o desempenho e produtividade dos funcionários que por sua vez, geram as receitas vitais da empresa. A função de gerente exige organização e disciplina muita paciência, aptidão, disposição para delegar e capacidade de sentir satisfação ao ver o outro vencer.

Agora deve estar se perguntando, como reconhecer estes profissionais? De modo geral, os líderes têm probabilidade muito maior de serem dominantes, de apresentarem iniciativa e serem persuasivos ao expressar ideias. Além disso, tendem a apresentar maior impaciência, de correr riscos e são muitos menos cautelosos. Os gerentes, por outro lado, apresentam um perfil de características mais “equilibradas”. Comparado aos líderes, os gerentes são mais dispostos a subordinar a própria gratificação a favor da vitória coletiva. São também muito menos propensos a correr riscos e, em geral, são mais cautelosos e menos impulsivos nas interações deles com os demais.

Embora capazes de direcionar e de influenciar, os gerentes tendem a assumir uma função facilitadora e não dominante. Em consequência podem ser mais eficazes no suporte, no treinamento e na orientação de pessoal, incluindo-se os líderes aos quais são subordinados, do que ao assumir a posição de liderança dominante.

Líder é iniciador, inspira seguidores porque dá vida às grandes ideias, ajuda a formar opiniões e o principal é líderes são seguidos porque as pessoas acreditam neles e é isso que os fazem serem chamados de líderes! Gerentes focam em resultados, são implementadores, coordenadores, organizadores e sentem-se à vontade para treinar e monitorar.

Enfim, as diferenças existem e ambos são valiosíssimos, cada um desempenha um papel fundamental para que sua equipe trabalhe em sintonia com as metas estabelecidas e consigam realizá-las com sucesso.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?