Vender SUPER bem!

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Por Ana Artigas

Dizem que a mais indócil e feroz equipe da empresa é a equipe comercial ou, pelo menos, é assim que seus líderes gostariam que ela fosse, não é mesmo? Quem não quer uma equipe comercial formada por grandes campeões de vendas?
É possível ter uma equipe coesa e capaz de lhe trazer resultados consistentes e eficazes. Mas você precisa ser mais preciso na contratação e na capacitação de seus vendedores. Ser vendedor não é enganar, empurrar, trapacear. Ao contrário: o vendedor é um profissional cada vez mais reconhecido no mercado e que pode orientar e solucionar os problemas de nossos clientes, construindo uma proposta de valor e oferecendo respostas sob medida para cada um deles.
A Caliper tem um programa que pode ajudá-lo a construir uma equipe de vendedores com alto estilo de comunicação, persuasão, empatia e autoestima para transformar objeções em fechamento.
Para isso, sugerimos algumas ações que podem auxiliá-lo nesse trajeto:
1) Defina quais competências de vendas são importantes e fundamentais para seu negócio, pois existem estilos de vendedores específicos para diferentes produtos e clientes.
2) Cuidado com a exclusão de potenciais ou com o prejulgamento. Não exclua pessoas que podem ter uma vantagem competitiva por restringir idade, gênero, raça ou formação, pois você corre o risco de perder grandes talentos!
3) Deixe claro que todos são responsáveis pelo negócio e devem ter iniciativa, conhecimento e autogestão.
4) Foque em seu estilo de vendas e, se for varejo, ele também é prestação de serviço. Não basta ter o produto para vendê-lo a alguém. O vendedor tem de conhecer seu público-alvo, suas necessidades e propor o produto adequado a ele.
5) Fique atendo a todas as formas de concorrência, pois hoje elas são globalizadas e virtuais.
6) A venda tem de proporcionar uma experiência do produto. É importante que o cliente possa experimentá-lo: permita-lhe degustar, ver, cheirar, pegar ou ouvir, adapte-o ao produto que você vende. E, quanto mais sentidos você adequar a seu produto, mais fácil será sua venda.
7) Venda é emoção. Por isso a agressividade não serve. É preciso ter PAIXÃO pelo produto, pelo processo da venda, pelo cliente, por mais difícil que ele pareça! Ele deve ser atendido de forma adequada e cortês.
8) Lembre-se da diferença básica entre característica e benefício. Cliente não compra um sofá, mas compra conforto. Não adquire uma luminária ou um tapete, mas deixa a casa mais agradável. Não consome produtos, mas o que eles podem proporcionar: funcionalidade, economia, sucesso, elegância, status, praticidade ou a realização de sonhos.
9) Aprenda adequadamente as fases da venda. Em nossos treinamentos, seu vendedor aprenderá técnicas para aperfeiçoar cada uma delas: abordagem, perguntas inteligentes, encantamento, como reverter objeções, fechamento e pós-vendas.
10) Postura e comportamento também são fundamentais e podem causar uma ótima ou péssima impressão. Seu vendedor precisa saber diferenciá-las. Não saber fazer isso leva à perda de vendas por causa de percepções equivocadas.
* Ana Artigas é Diretora de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Caliper Brasil.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

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