Garimpar e lapidar os diamantes da empresa

Voltar para a listagem
Publicado em: 16/04/2014 21:31:00

Quando a sua empresa precisa de um novo profissional para uma vaga que demande uma postura mais estratégica ou atitude de liderança, onde procura? Se a resposta for no “mercado”, infelizmente a empresa pode estar perdendo grandes chances de obter resultados.

Claro que procurar no mercado por um novo profissional é uma alternativa viável e, quase sempre, a mais utilizada pelas organizações. Porém, antes de tomar essa atitude, por que não procurar por esse profissional dentro da própria empresa e dar a chance de um colaborador mostrar ainda mais valor?

Muitas empresas possuem altos potenciais em seu rol de colaboradores, ou seja, profissionais que estão se desenvolvendo na própria organização, já a conhecem o bastante dentro de sua atuação, estão alinhados com a missão, visão e valores estabelecidos, esperando apenas por uma simples oportunidade para mostrar que podem alcançar ainda mais do que já têm conquistado. É preciso valorizar esses profissionais, retirá-los de seus lugares, oferecer a eles novas responsabilidades e desafios, empurrá-los para o crescimento por meio de seu auxílio à própria empresa.

Para identificar essas pessoas, é necessário investir, primeiramente, numa ferramenta de avaliação poderosa, capaz de tirar de sua essência profissional as informações que demonstrem, por meio de sua personalidade, a capacidade de desenvolvimento que possuem.

Por intermédio de uma ferramenta de avaliação desse tipo, a organização conhece cada um de seus profissionais que, de certa forma, julga como possível potencial, seja através de suas ações, ou dos resultados que trazem. Avaliando-os, a empresa terá a certeza de quais possuem maior poder de desenvolvimento e, ainda, em que áreas se encaixam melhor.

Provendo esses profissionais de informações sobre si mesmos, ou seja, de autoconhecimento, poder-se-á investir no aprimoramento desses colaboradores como segundo passo nesse processo. Isso, além de garantir o crescimento dos profissionais e de prepará-los para novas funções e atividades, ainda faz com que se sintam valorizados e gratos para com a organização, capazes e motivados para gerar os resultados que a empresa busca alcançar.

De tempos em tempos, é interessante garimpar talentos dentro da empresa. E, na primeira oportunidade de contratar um novo profissional, é preciso, antes de tudo, valorizar e lapidar os “diamantes” que esta já possui. Não existe melhor fórmula para o crescimento organizacional!

Voltar para a listagem