A cultura da empresa é fator de sucesso para os colaboradores

Voltar para a listagem
Publicado em: 23/10/2013 09:41:00

A sua empresa pensa na importância de ter profissionais alinhados com a sua cultura organizacional? Este é um dos fatores de atenção na contratação e adaptação de um novo colaborador?

Se as respostas para essas questões, dentro de sua empresa, são “Não”, então é preciso iniciar um trabalho de identificação de culturas – entre empresa e colaboradores – a fim de garantir maiores chances de acerto na escolha e retenção de seus profissionais.

Quando as habilidades e os conhecimentos técnicos de um profissional se enquadram em uma vaga, esse não é o ponto final em um processo de seleção, mas apenas meio caminho andado. Nesse momento, é preciso verificar se ele possui:

• as competências que sua empresa precisa para a função que ocupará
• perfil profissional com chances de se adequar à estrutura cultural da empresa.

Esses dois itens impactarão fortemente no sucesso do profissional e nos resultados da organização.

A cultura organizacional é dotada de uma missão, visão e valores, o que tem impacto direto na forma como seus profissionais se comportam, pensam e agem. Tudo está interligado, e para um novo profissional obter sucesso é necessário que seus valores e a missão que ele tem dentro da organização estejam de acordo com os preceitos da empresa e dos outros colaboradores que dela fazem parte.

Durante o processo de seleção de um novo profissional, é preciso deixar claros todos os objetivos da empresa, o que a instituição espera de sua atuação e de que forma age de acordo com os resultados de seus funcionários. O profissional precisa estar ciente de que vai fazer parte de uma cultura organizacional que se enquadra ou não ao seu conjunto de valores e que isso, certamente, vai interferir em sua produtividade.

Após a sua contratação, depois ainda de verificar a possibilidade do novo colaborador enquadrar-se à estrutura empresarial, é o momento de fazer tudo o que for necessário para que ele se sinta em casa e produza como a organização deseja, de forma que ele também cresça durante esse processo.

É necessário oferecer alguns subsídios para que o profissional se sinta bem dentro da empresa, tenha abertura para expor suas ideias e possa interagir positivamente, obtendo aprovação e estímulo para as ações positivas, bem como apoio nos momentos de maior necessidade. Ele precisa se sentir seguro para colocar em prática suas habilidades e chegar no ponto que a empresa quer.

Portanto, na próxima contratação não tenha receio de mostrar como sua empresa realmente é, ou seja, a sua identidade, o que pode possibilitar que ela mesma seja a grande beneficiada, trazendo para si profissionais muito mais comprometidos e alinhados com o seu negócio.

Voltar para a listagem