Métodos inovadores para desenvolvimento de líderes

Voltar para a listagem
Publicado em: 16/05/2013 09:50:00

Por Patrick Sweeney*




Considere estas cinco dicas para montar um programa de desenvolvimento de liderança.

Os líderes bem sucedidos, por sua própria natureza, são consumidos pelo o que eles estão fazendo – conectar-se com clientes, motivar os talentos e inspirar aqueles que os rodeiam. Em particular, os líderes iluminados estão preparados para criar um novo futuro para a sua organização, identificando o potencial e desenvolvendo o talento de quem poderá substituí-los.

Eis algumas coisas que líderes aprendizes devem considerar em seus programas de desenvolvimento de liderança:

Pare de procurar por balas de prata. Desenvolver líderes não é apenas buscar a próxima grande inovação. Trata-se de focar nas pessoas. Conheça o potencial de seus colaboradores e suas aspirações pessoais e se eles têm a movimentação para chegar onde a organização precisa ir.

Reconheça que nenhum líder vai durar para sempre. O foco não é sobre você. É sobre o que a organização pode se tornar. O trabalho mais importante de um líder é desenvolver planos individualizados para profissionais com alto potencial e um plano de sucessão para a organização. Os líderes aprendizes devem começar com essa mentalidade.

Reconheça o potencial. Ao contratar, não considere apenas se alguém pode ter sucesso. É igualmente importante considerar se o novo contratado pode crescer com o tempo. Analise este exemplo: Tom Gartland, presidente regional da Avis Budget Group, disse: "No momento, eu tenho cinco vice-presidentes adjuntos que correm pelo Canadá e Estados Unidos. Dessa maneira, se alguma coisa acontecer com qualquer um deles, eu preciso saber o que faríamos. O sucesso da nossa empresa baseia-se em ter uma visão clara e a compreensão de quem é a próxima equipe de liderança".

Resumindo, ter uma visão para o futuro, os líderes devem ter certeza de que as pessoas certas estão nas funções certas e que os outros estão preparados para assumir em caso de emergência.
Sempre desenvolver futuros líderes. O pipeline de liderança nunca está completo. Para exemplificar, Gartland relata: "Nós fizemos uma análise de perfil de todos em nossa organização de vendas. Isso nos deu uma visão inicial dos potenciais, pontos fortes e as limitações de cada indivíduo. Quando cruzamos essas informações com o seu desempenho atual, somos capazes de vê-los a partir de onde eles estão agora, como podemos ajudá-los a atingir seus objetivos e onde podemos vê-los no futuro."

Patrick Sweeney, presidente da Caliper.

Este artigo foi publicado na Chief Learning Officer. Para ler a versão original do artigo, clique aqui.

Voltar para a listagem