Coaching

Voltar para a listagem
Publicado em: 19/08/2014 11:57:00

O Coaching é um processo que está em alta no ambiente corporativo. Também não é por menos, visto que ele ajuda a estabelecer foco e melhora o desempenho profissional, além da vida pessoal do coachee. A Diretora de Inovação e P&D da Caliper e Coach, Ana Artigas, esclarece algumas dúvidas sobre o Coaching.

Como o processo de coaching ajuda na vida profissional?

O Coaching é um processo que ajuda o profissional a fazer mudanças significativas em sua vida, inspirando-o a maximizar seu potencial pessoal e profissional. O Programa de Coaching tem como objetivo ajudar o profissional a tornar-se quem ele quer ser, caminhando na direção que ele quer ir, potencializando suas escolhas e levando a mudanças significativas de comportamento que ajudarão o indivíduo o alcançar metas e o seu verdadeiro potencial.

O que uma pessoa precisa saber antes de participar de um processo de coaching?

O primeiro passo é conhecer o potencial do profissional que passará pelo programa de Coaching. Ferramentas de assessment, como o Perfil Caliper, são fundamentais para direcionar esse processo, pois definem com mais clareza os pontos fortes, motivadores e as principais áreas que exigem desenvolvimento. Depois que mapeamos e temos essas informações em mãos, fica mais assertivo estabelecer uma meta objetiva e eficiente para ser trabalhada. A partir desse ponto e se houver um desejo verdadeiro de buscar mudanças e o autodesenvolvimento, aí então o profissional estará pronto para obter bons resultados com o processo de Coaching.

Como o coaching ajuda no alcance de resultados na empresa?

O Coaching é uma evidência do comprometimento da empresa no desenvolvimento do seu capital humano propicia um investimento seguro, de longo prazo e que visa alto desempenho, com alto retorno assegurado. Com o decorrer do tempo, tenho visto que além do crescimento do profissional que passa pelo processo, o trabalho da equipe melhora substancialmente, além de auxiliar no resultado dos negócios e no desenvolvimento e retenção de talentos na organização. Os profissionais se tornam mais maduros, mais prontos para assumir desafios, novos projetos, levando-os inclusive a obter promoções no trabalho.

* Ana Artigas é Diretora de Inovação e P&D da Caliper Brasil e Coach de Executivos.

Voltar para a listagem