Desenvolvimento de Talentos

Voltar para a listagem
Publicado em: 26/06/2013 11:26:00

O sucesso de uma organização está ligado não apenas à captação adequada dos seus recursos humanos, como também à satisfação dos que permanecem na organização ao desempenhar atividades que estejam adequadas ao seu potencial e ao cargo que ocupam.

Para alcançar essa satisfação é necessário que os profissionais sintam-se capazes de produzir e contribuir com os resultados da empresa. Um dos caminhos para alcançar esse grau de satisfação empresa/profissional é o desenvolvimento de pessoas.

Sabemos que ao falar em desenvolvimento de pessoas muitos torcem o nariz, principalmente porque já vivenciaram casos em que os programas resultaram apenas em perda de dinheiro e tempo para a empresa e para os profissionais que participaram, porém quando bem executado, o programa de desenvolvimento traz excelentes resultados não apenas para os profissionais e para a empresa, mas também beneficia a relação dessa com seus clientes.

Não há muito tempo, pensava-se que programas de desenvolvimento limitavam-se a cursos em sala de aula, e que eram um meio de adequar cada pessoa ao seu cargo. Hoje esse conceito foi ampliado, considerando o programa de desenvolvimento como um processo pelo qual a pessoa é preparada para obter um melhor desempenho nas tarefas de sua função, ou para ocupar um cargo futuro.

Na prática, programas de desenvolvimento bem elaborados permitem de maneira eficaz que os profissionais contribuam para os resultados da organização, enriquecendo o patrimônio humano e o capital intelectual das empresas.

Por outro lado, o desenvolvimento de pessoas não deve ser encarado como uma ação corretiva, ao contrário, deve focar no potencial das pessoas para que se desenvolvam novas habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo do tempo.

O desenvolvimento de pessoas é mais do que uma simples questão de realizar cursos e proporcionar informações. Significa atingir o nível de desempenho desejado pela empresa através do desenvolvimento contínuo de seus profissionais. Para tanto, cabe às organizações criar um ambiente em que os programas de treinamento forneçam ferramentas para que os profissionais possam mudar atitudes e conceitos de modo a melhorar o desempenho individual e o da equipe.

O programa de desenvolvimento eficaz alinha as habilidades técnicas com os conhecimentos, experiência e o perfil de personalidade de cada profissional para alcançar mudanças concretas de comportamento que o auxiliará no atingimento de suas metas.

Voltar para a listagem