Dicas para Gestão Estratégica de Pessoas

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Publicado em: 16/01/2014 08:00:00

Por Danieli Sfereli

Podemos assegurar, sem sombra de dúvidas, que as pessoas são o alicerce de uma organização, pois são elas que fazem os processos e projetos acontecerem. Partindo desse pressuposto, o sucesso organizacional depende do investimento no capital humano, ou seja, é necessário identificar, desenvolver e aplicar o potencial das pessoas nas empresas.

Assim, diante da competitividade que vivenciamos atualmente, as competências organizacionais e dos colaboradores devem estar alinhadas para que objetivos sejam atingidos. Dessa forma, relacionamos algumas dicas eficientes para a gestão estratégica de pessoas.

  1. Definir Missão, Visão e Valores da organização

Os valores são as crenças, aquilo em que acreditamos como princípios morais e éticos e que servem de base para a realização do propósito, assim é muito importante que os valores dos colaboradores estejam alinhados com os valores da empresa.

A missão é o propósito, ou seja, o motivo pelo qual a empresa existe. A missão é o que a empresa pratica atualmente e faz parte da estratégia da organização, dessa forma entendemos que as pessoas desempenham um papel relevante para o cumprimento da missão.

E a visão é a perspectiva de onde pretende chegar dentro de alguns anos, deve ser algo atingível e com um prazo definido.

  1. Oferecer um Plano de Cargos e Salários

O plano de cargos e salários é uma ferramenta utilizada para definir a estrutura e o salário de cada cargo dentro da organização. Tem como principal objetivo definir atribuições, deveres e responsabilidades de cada função, o nível salarial e a política de remuneração.

Um plano de cargos e salários eficaz transmite credibilidade e confiabilidade aos colaboradores, além disso, a segurança para a empresa e para o próprio profissional ao investir em cursos, visando alcançar o objetivo almejado, que pode ser um aumento salarial ou um novo cargo.

  1. Promover um Clima Organizacional favorável

As empresas devem ter o objetivo de proporcionar e manter um ambiente e clima de trabalho que favoreçam o bem-estar, a satisfação e a motivação dos colaboradores. Assim, devem procurar meios de melhorar o ambiente de trabalho com inovações tecnológicas, sociais, políticas e econômicas, permitindo que as pessoas trabalhem com vontade e inteligência e não apenas por obrigação ou necessidade.

  1. Seleção de Pessoas por Competências

Quando pensamos em selecionar pessoas para atuar na empresa devemos escolher levando em consideração as competências organizacionais, as competências do cargo e a estratégia da companhia. Pensando assim, você pode questionar, afinal como “descobrir” as competências do profissional?

Além da entrevista, análise do currículo, dinâmicas de grupo, é interessante buscar uma ferramenta de avaliação de potencial para identificar as principais habilidades e os pontos a desenvolver desse profissional, assim com base nesse conjunto de informações poderá tomar a decisão de contratar ou não determinado profissional. Lembrando o quão é importante contratar a pessoa adequada para ocupar o cargo, evitando gastos desnecessários com rotatividade de pessoal.

  1. Avaliação de Desempenho

Avaliar é medir o comportamento do profissional no desenvolvimento de suas atividades e o desempenho é o comportamento apresentado pelo colaborador e está atribuído à entrega e aos resultados apresentados.

A avaliação de desempenho tem por finalidade analisar, de maneira sistemática e formal, as diferenças individuais ao atuar e agir no ambiente de trabalho. A distância entre o comportamento ideal e o real é o foco essencial da avaliação de desempenho, no qual a partir desse resultado podemos identificar necessidades de aprimoramento e ponderar ações para o desenvolvimento do profissional.

  1. Treinar e Desenvolver pessoas

Significa refletir sobre as práticas atuais e programar novos métodos e técnicas, buscando oferecer conhecimento para que o profissional possa desempenhar suas atividades de maneira mais significativa. Para que isso ocorra é necessário um líder com postura participativa e capaz de estimular e dirigir a atuação dos colaboradores, para que através disso possa promover e coordenar um plano de capacitação para o desenvolvimento dos colaboradores.

  1. Reter Talentos

As pessoas que trabalham na companhia são seres humanos dotados de inteligência, razão, emoção e sentimentos que precisam ser considerados no contexto organizacional. Assim, para obter vantagem competitiva por meio das pessoas é necessário investir no colaborador, pois as estratégias mercadológicas da empresa podem ser reproduzidas pelos concorrentes, porém a capacidade de desempenho de seus colaboradores não, e esse fator pode ser um diferencial na busca por resultados.

Dessa forma, é importante encontrar maneiras de transmitir confiabilidade para a equipe, através de uma comunicação transparente, de uma delegação com responsabilidade, da disposição para oferecer e receber feedback, incentivando novas ações a fim de manter as pessoas envolvidas e comprometidas com o trabalho, buscando atingir inteiramente os objetivos organizacionais.

  1. Planejamento de Carreira

Planejar a carreira das pessoas é essencial para retenção de talentos, ou seja, é importante mostrar ao profissional a perspectiva de crescimento. Ao definirmos para o profissional quais são os critérios para o desenvolvimento e qual a perspectiva de uma carreira ao atingir determinadas metas, há a possibilidade de entender que existe um caminho a trilhar, degraus para subir e objetivos para alcançar. Os gestores podem orientar e direcionar sua equipe no dia a dia de trabalho, além das opções como processo de coaching e treinamento de líderes.

Enfim, para gerir pessoas convém promover o bom relacionamento entre as equipes, trabalhar pelo comprometimento e motivação de cada um, sendo capaz de oferecer um ambiente possível de se pensar, criar e trabalhar com alegria.

E você, conhece a missão de sua organização? E quais são as competências profissionais para atuar em sua empresa?

Quais programas serão implantados para atrair e desenvolver os profissionais? E o que tem feito para reter talentos?

Como é o clima organizacional no seu trabalho? Quais as melhores práticas de gestão de pessoas no seu negócio?

* Danieli Sfereli é Consultora de Desenvolvimento Organizacional da Caliper Brasil.

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