Sucesso

Voltar para a listagem
Publicado em: 18/03/2014 08:14:00

O sucesso é algo almejado por todos e, de tempos em tempos, aparecem receitas e fórmulas para se "chegar lá". O Diretor Presidente da Caliper, José Geraldo Recchia, fala sobre o sucesso.

Você acredita que o sucesso tem fórmula?

Sim, o sucesso tem fórmula! Mas ela é individual, não pode ser copiada, pois depende das qualidades que cada pessoa tem e que não são iguais às de outra pessoa.

Na sua visão, o que as pessoas de sucesso fazem?

Elas conseguem no dia a dia fazer o que gostam, atividades que têm a ver com seus motivadores, como por exemplo, uma pessoa que tem paixão pela música fazer dela a sua razão de viver e se tornar o seu trabalho, como é o caso do maestro João Carlos Martins, cuja história é citada no nosso livro "O Sucesso tem Fórmula?". Aliás, há um ditado que diz: Encontre um trabalho que você goste e você não trabalhará um dia sequer na vida!

Como buscar a sua fórmula para o sucesso?

A sua fórmula para o sucesso consiste em: se conhecer, identificar as qualidades que são o seu diferencial no mundo (isto implica em estar atento para aproveitar o momento da vida em que elas fazem/fizeram "a" diferença) e estabelecer objetivos de vida nos quais possa fazer uso intensamente dessas características pessoais que são a sua marca!

Por que você acredita ser tão difícil para algumas pessoas fazer essa autoavaliação?

A grande maioria das pessoas, infelizmente, não tem consciência dessa necessidade de se conhecer para obter o melhor de si. Como diz uma canção, "deixam a vida o (a) levar". Assumir as rédeas do seu destino requer tomar a decisão de promover mudanças no status quo de sua vida pessoal, profissional, enfim, em todos os "palcos" existenciais! A autoavaliação de suas qualidades, motivadores e pontos que necessitam ser aprimorados, portanto, levará à necessária tomada de decisão sobre o que fazer com tudo isso que descobriu a seu respeito, e isto incomoda. Além disso, muitas pessoas não sabem como fazer essa avaliação, essa profunda reflexão. Nesses casos a utilização de instrumentos de avaliação de potencial pode ajudar, pois eles direcionam essa análise através da resposta a um questionário que "medirá" uma série de características pessoais, sendo que algumas delas- inclusive- o próprio avaliado não sabe que possui ou em qual intensidade.

* José Geraldo Recchia é Diretor Presidente da Caliper do Brasil.

Voltar para a listagem