Melhores resultados exigem mudanças de atitude

Voltar para a listagem
Publicado em: 23/12/2013 08:19:00

Todo ano, antes das férias e próximo às festas de Natal e Ano Novo, os votos são os mesmos e as esperanças sempre renascem. Se o ano foi ruim, desejamos que o próximo seja melhor se foi bom, queremos outro ainda mais produtivo. Sentimos e desejamos as mesmas coisas.

O problema é que sempre pedimos pelo melhor querendo que as coisas aconteçam como se fossem fenômenos naturais que se materializem sem que precisemos fazer nada (embora a natureza também seja resultado de nossas ações).

Bem, pensar positivo é uma obrigação para quem vislumbra tempos mais prósperos, equipes mais coesas, colaboradores mais envolvidos com a empresa, produção dobrada, salários mais altos, maior número de clientes, etc.

A questão é: pensar positivo sempre e agir positivo também.

Muitos se esquecem que para um novo ano que chega, cheio de esperanças e boas oportunidades, não basta só pensar, tem que fazer. Por isso, precisamos refletir sobre nossos erros e ver que para melhorar também temos que mudar atitudes. É o funcionário que tem que mudar seus hábitos e começar a chegar no horário, é a equipe que tem que alterar seu entrosamento e se mostrar mais unida, é a funcionária que tem que inovar e fazer um cafezinho mais saboroso, é o chefe que tem que liderar e não simplesmente determinar, é o estagiário que tem que crescer e mostrar seu potencial, é o administrador que precisa modificar suas táticas e ser mais estratégico, é o nosso par que precisa renovar, sendo mais educado e paciente... são tantas coisas que dependem de uma única: MUDANÇA DE ATITUDE.

Mudar atitudes não é fácil, pelo contrário, é talvez muito mais difícil do que mudar o gerente de uma equipe, trocar a localização da empresa ou mesmo fazer fusão com um novo grupo. Isso porque mudar comportamentos significa mexer no que somos por dentro, exigindo empenho e ação.

Contudo, mudar não é impossível e esse negócio de que "sou assim, e quem quiser que aguente" não funciona mais. As empresas precisam manter colaboradores mutáveis, transformadores, capazes de crescer, melhorar, desenvolver. Por isso, não dá pra fugir: mudar é o xis da questão. Só assim o que está dando errado pode ter a chance de dar certo.

Por isso, no fim do ano, mais do que desejar e pensar positivo, precisamos agir, arregaçar as mangas e alterar algumas coisas que vinham sendo sempre as mesmas, sem nenhum bom resultado. Ao agir, sabemos que o resultado não será mais o mesmo. Se for negativo, muda-se novamente, até dar certo se positivo, veremos que não podemos ter medo da ação.

Neste fim de ano, façamos diferente: desejemos melhores tempos, melhores saldos, colaboradores empenhados e empresa mais lucrativa. E, saibamos que tudo isso é resultado, e que pra chegar nele, não há outra saída, teremos que agir. Estejamos preparados para fazer isso a partir de agora, pois o futuro não começa no dia 1º de janeiro, mas daqui a um segundo.

Finalizamos o ano com esta mensagem de mudança, para que você e sua empresa cresçam e gerem muitos frutos já, a partir de agora.

Boas Festas e mãos à obra!

Voltar para a listagem