Você se conhece o bastante?

Voltar para a listagem
Publicado em: 16/09/2013 10:24:00

Muitos profissionais passam anos de suas vidas tentando encontrar, na profissão que desempenham, o gosto pelo que fazem, porém somente após muito tempo descobrem que nunca fizeram o que gostariam ou, na pior das hipóteses, nunca descobrem o que realmente lhes daria prazer.

Esse descontentamento com determinada profissão ou atividade é o sinal de que pouco tempo tem sido dedicado ao autoconhecimento, ao descobrimento de si mesmo, um exercício difícil de ser feito, porém necessário. Ao se autoconhecer um indivíduo sabe exatamente o que lhe gera motivação, ponto essencial para sua ascensão.

O livro “O Sucesso Tem Fórmula?” trata justamente desse tema: da consciência e valorização do potencial único de cada indivíduo e da descoberta pessoal de sua própria receita para o sucesso, para o qual afirma e prova: não existe fórmula universal. Os autores, Herb e Patrick mostram, de forma clara e simples, como buscar a essência de si mesmo, como descobrir e valorizar pontos fortes da personalidade e como desenvolver os pontos de menor destaque.

Muitas histórias verídicas contadas na obra comprovam a necessidade de um processo profundo de autoconhecimento. Entretanto, as narrativas servem apenas como ilustrações, meros exemplos desta busca interior, pois o sucesso de cada pessoa, profissional ou não, está nela mesma, na descoberta das características e motivações que podem impulsioná-la a crescer.

Para a descoberta desse potencial e para a busca do próprio sucesso, quatro atitudes são fundamentais:

  • Conhecer a si mesmo – É necessária uma análise profunda de suas características para identificar seus pontos fortes. Ao se conhecer há sempre um momento decisivo, a exata hora em que um insight leva o indivíduo a agir. A partir daí, suas qualidades essenciais são ressaltadas e usadas para a concretização de objetivos, enquanto os pontos de menor destaque devem ser constantemente desenvolvidos. Exemplos de momentos que fizeram a diferença na vida de muitas pessoas são descritos no livro “O Sucesso Tem Fórmula?”.

  • Focar pontos fortes – É essencial concentrar-se muito mais em qualidades do que em limitações, dar maior atenção aos pontos que tornam o indivíduo diferente, pois as qualidades são as principais ferramentas utilizadas para alcançar os objetivos.

  • Estar disposto a assumir riscos – Expor-se e apostar no que se deseja e acredita é o principal passo a ser dado em busca do sucesso. Ao se conhecer, o indivíduo deve utilizar as principais habilidades que possui para agir, e essa é a única possibilidade que ele tem de ver suas ações gerarem resultados.

  • Amar – Finalmente, é preciso amar o que se faz, estar satisfeito e realizado com suas ações. Quando existe amor pela atividade que se realiza há 99% de chances de que o caminho trilhado seja correto e de que se está a apenas um passo de alcançar o sucesso.

Dessa forma, é mais do que necessário dedicar tempo ao autoconhecimento, à busca da essência individual, às coisas e momentos que proporcionam prazer e jamais dar atenção às pessoas que julgam determinado projeto impossível. Depois disso, o próximo passo é agir e obter o SUCESSO.

Voltar para a listagem