A Pesquisa de Clima como conselheira da organização

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Publicado em: 07/01/2014 08:11:00

Você já reparou nas inúmeras particularidades que existem em sua empresa? Por exemplo, a forma como as pessoas se vestem, como conversam, como os líderes se portam e como lidam com suas equipes, as exigências de comportamentos e atitudes, os costumes que os funcionários apresentam. Todas essas características juntas formam a cultura da organização e acabam por formalizar o Clima Organizacional, ou seja, como os colaboradores percebem e se colocam dentro do espaço onde atuam em conjunto.

Muitas vezes, esse clima pode estar em desarmonia, em desacordo, com seu estado normal. As pessoas podem demonstrar insatisfação, desmotivação, não seguirem algumas normas, a equipe pode parecer menos integrada, e até mesmo os líderes não conseguirem o resultado esperado de seus grupos. Nessas situações, sempre é indicado que se faça um balanço, um estudo, para saber o que motiva esses desalinhamentos.

Muitas organizações realizam a Pesquisa de Clima, um serviço de extrema importância, que faz um diagnóstico certeiro de onde está o(s) problema(s) da empresa e/ou da equipe. Isso permite à organização agir diretamente sobre o impasse que a está afetando e ter maiores possibilidades de resolução, bem como uma visualização mais rápida dos resultados.

A Pesquisa de Clima auxilia muito no processo de gestão das pessoas na empresa. Realizada com certa frequência, favorece a organização a obter um gráfico sazonal do clima organizacional, assim como verificar de que ordem são os principais problemas que afligem os colaboradores, podendo, inclusive, ajudar na prevenção, em momentos de crise.

Empresas que investem na Pesquisa de Clima possuem maior conhecimento de seu capital humano e clarificam muito mais sua visão e seus valores. Os profissionais que nela atuam têm as informações necessárias para julgar o seu próprio desenvolvimento, de sua equipe e da empresa como um todo, uma vez que conhecem os problemas que enfrentam e, por isso, ganham a consciência do que podem alterar nas políticas internas com o intuito de se desenvolver continuamente em busca de um ambiente melhor.

Vários setores de uma empresa podem ser abrangidos numa Pesquisa de Clima, desde as ações de gestão do RH, decisões de remuneração e valorização profissional, até a imagem da empresa diante do mercado, o relacionamento interpessoal entre os colaboradores e as possibilidades de carreira que a organização oferece.

É fundamental, também, para a empresa saber se está agindo corretamente ou falhando em alguma de suas ações em relação aos seus profissionais, sendo decisivo para que evolua no seu modelo de gestão, refletindo no desempenho da equipe e de seus resultados.

Portanto, a Pesquisa de Clima é uma das ferramentas mais ricas que uma empresa pode dispor aos seus funcionários e a si própria, com o objetivo de se auto-avaliar de tempos em tempos, e demonstrar receptividade ao aprimoramento do ambiente organizacional.

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