Tomando as rédeas da sua carreira

Voltar para a listagem
Publicado em: 24/06/2014 09:55:00

Em minha vivência como consultora pude observar as dificuldades que algumas pessoas denotam em relação às suas escolhas profissionais. Não raro, se deixam levar pelas circunstâncias e após alguns anos se veem frustradas pela falta de realização profissional.

Tal fato pode ser atribuído a vários fatores, dos quais destaco a necessidade de “sobrevivência” que nos leva a caminhar em terreno conhecido para alcançar mais depressa uma situação financeira estável. Quando alcançada essa estabilidade surgem reflexões como:

- Sou feliz com o que faço?
- Esse trabalho me realiza?
- Está alinhado com o que eu sou e acredito?

E diante de tais questionamentos, aparecem mais perguntas:
- Que recursos existem?
- Qual é o momento ideal?
- Cabe uma “guinada” na minha carreira a essa altura do campeonato?

Minha experiência diz que “Sim!”. Que apesar de ser uma decisão ousada, é possível encontrar novos caminhos que respondam a essas questões e que tragam boas perspectivas de realização profissional e pessoal.

O primeiro passo é buscar conhecer a si mesmo. O autoconhecimento traz clareza a respeito do que lhe motiva e, consequentemente, o que pode lhe trazer realização. Por meio da identificação de seus motivadores, o profissional buscará posições que lhe atraiam, obtendo maiores oportunidades de se sentir satisfeito.

Por exemplo, se um profissional tem como motivador a necessidade de persuadir as pessoas em torno de suas ideias, é mais provável que encontre satisfação em posições que lhe permitam expor seus pontos de vista para obter a concordância ou posições que permitam negociações e vendas. Além disso, esse motivador faz com que a pessoa apresente maior facilidade em desempenhar tais funções, porque faz parte do que a satisfaz. Da mesma forma, se essa pessoa atuar em posições mais burocráticas ou que não lhe denotem autonomia para influenciar, pode se sentir insatisfeita e desanimada.

Assim, ferramentas de avaliação de potencial permitem esse autoconhecimento por meio da identificação de traços de personalidade. Esses traços indicam preferências e, combinados entre si, mostram motivadores pessoais que auxiliam a encontrar realização em ações cotidianas e na ocupação profissional. Com a ajuda de um consultor especializado, é possível, a partir desses motivadores, identificar funções que proporcionem realização profissional ou mesmo formas de explorar características de destaque para obter sucesso em posições atuais.

A partir daí, é necessário assumir as rédeas de sua carreira e caminhar de forma alinhada com os seus motivadores. Sua carreira depende principalmente de você e está apenas começando, independente do momento de vida que esteja. Reinvente-se! Conheça a si mesmo e certamente encontrará muitas ferramentas que lhe permitirão descobrir seu próprio jeito de conquistar o sucesso!

Voltar para a listagem