Comunicação: fator de lucro ou prejuízo para a empresa

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Publicado em: 18/11/2013 08:59:00

Em qualquer organização é imprescindível o uso da comunicação, tanto a externa, junto a seus clientes e fornecedores, quanto a interna, que promove a integração de sua(s) equipe(s). Tal comunicação ocorre de diversas maneiras, por meio de vários canais, procedentes de ações como uma simples ligação ou uma visita pessoal, ou veículos próprios como publicidades em jornais, outdoors, TVs etc.

A comunicação move as empresas é o combustível necessário para que funcionem. No setor de produção, por exemplo, nada acontece se o supervisor não se comunicar de forma eficaz com sua equipe de colaboradores, a qual também precisa trocar experiências durante o trabalho, com o intuito de se aperfeiçoar, assim como gerar uma troca necessária para a convivência em grupo. Caso contrário, isso seria impossível.

Por tudo isso, é importante verificar que algumas empresas não dão a devida atenção a esse quesito tão importante que é a comunicação. Mas, se estudada com certa profundidade, a maioria dos problemas enfrentados nas organizações, sejam técnicos ou comportamentais, é gerada por problemas de comunicação.

Muitas vezes, uma falha na comunicação gera algumas dificuldades ou uma decisão incorreta, provocando prejuízos. No final das contas, pode acabar em atritos pessoais entre superiores e equipe, entre os membros da equipe ou mesmo entre superiores, tornando-se ainda mais grave. Esses atritos, mesmo que corriqueiros, podem desgastar o relacionamento entre os colaboradores e, até mesmo, gerar desmotivação entre eles, o que significa, definitivamente, prejuízo para a empresa.

Muitos problemas em equipe, como queda nos resultados, desmotivação, falta de entrosamento e desentendimentos, podem ser provocados por uma comunicação incorreta, mal-estabelecida, ou mesmo pela falta de comunicação. Por isso, é preciso, além de ter funcionários com alto potencial para oferecer resultados para a organização, provê-los da capacidade de se relacionarem com base na consciência de que fazem parte de um grupo e que, por meio de sua integração é possível que todos obtenham resultados individuais e para a empresa.

Portanto, prestar atenção nas causas dos problemas diários de uma empresa pode ser uma ótima atitude na busca pelo objetivo de chegar aos resultados que todos esperam, desviando-se de pequenos obstáculos como os referentes à comunicação eficaz. Muitas vezes, esses problemas podem ser resolvidos com ações simples de desenvolvimento da equipe, sem que para isso sua empresa precise registrar significativos prejuízos.

Desse modo, dê atenção à comunicação entre sua(s) equipe(s) e, por meio de uma liderança positiva, faça com que essa comunicação auxilie a todos e não se configure em um problema para a organização!

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